O trabalho científico é uma dissertação que demonstra uma tese através de argumentos baseados em conclusões sobre fatos. As conclusões são estabelecidas por raciocínios lógicos, que podem ser dedutivos ou indutivos.
Desta forma, o trabalho ou monografia científica é a demonstração de uma tese proposta para solucionar um problema, sempre bem definido.
1) Demonstração
A demonstração de uma tese pode ser feita de maneira direta, quando se objetiva provar diretamente a tese. A demonstração indireta prova a falsidade do argumento, que se opõe à tese que se quer demonstrar. Demonstração é o processo sequencial de operações lógicas através das quais se alcança gradualmente a conclusão final almejada.
A argumentação baseia-se na apresentação de evidências racionais e factuais, visando a demonstração de uma tese.
O trabalho científico, do ponto de vista de seus aspectos lógicos, pode ser esquematizado da seguinte forma:
2) Raciocínio
Raciocínio é um encadeamento de pensamentos, formados por juízos e conceitos, dos quais o texto é a forma linguística
2.1) Formação dos conceitos
O conceito é a imagem mental que se faz de um objeto e é representado pela palavra. O conceito tem dois aspectos: a compreensão, que é o conjunto de propriedades características ao objeto pensado, e a extensão, formada pelo conjunto de seres ou objetos que realizam determinada compreensão. Aspecto importante na compreensão dos conceitos é a sua definição mais exata possível. Grande parte do aprendizado de uma ciência consiste no conhecimento e uso correto de suas definições.
2.2) A formação dos juízos
Juízo e proposição é um enunciado sobre um sujeito e é material para o desenvolvimento de uma argumentação lógica.
2.3) A elaboração dos raciocínios
O raciocínio é a obtenção de um novo conhecimento, a partir de uma argumentação lógica, baseada em juízos e em proposições. Parte-se do antecedente (premissas iniciais) para alcançar o consequente, a conclusão. O raciocínio é dividido em duas grandes formas: o dedutivo, que parte de premissas gerais, para chegar às particulares e o indutivo, que partindo de premissas ou fatos particulares chega a afirmações gerais ou universais.
3) Processos lógicos de estudo
Outros processos no trabalho científico são o analítico e o sintético. A análise é a decomposição de um objeto, ideia ou texto em suas partes; dividir, separar, isolar. A síntese é um processo lógico de recomposição do objeto decomposto pela análise; implica unidade, junção, agrupamento. No processo científico a análise e a síntese se completam, sendo dois movimentos de uma mesma ação de compreensão.
Conclusão
Somente a constante utilização de metodologias de trabalho científico permitem aprimoramento e cada vez maior desenvolvimento intelectual do aluno ou do pesquisador, capacitando-o a avançar nos estudos e nas pesquisas.
(Imagens: pinturas de Lesser Ury)
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