Brasil queimando! E os governos?

sábado, 14 de setembro de 2024

País está com milhares de focos de fogo há quase 30 dias. Número de incêndios só aumenta, afetando cidades, chegando até a periferia de São Paulo.

População de centenas de municípios enfrenta problemas de saúde por causa do ar poluído por fuligem e casos de internação em hospitais crescem rapidamente. Mais afetados são crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios e cardíacos. 

Municípios no interior do estado de São Paulo já falam em racionar água. O fogo deixa a terra mais seca, o que diminui o volume das nascentes que alimentam os rios que abastecem reservatórios, provocando falta de água em muitas regiões. 

Com seca e a queima de muitas lavouras se prevê o aumento dos preços de alimentos. Flora e fauna destruídas em quase todo o país. Situação muito preocupante que terá consequências - mais uma vez - na economia (e já sabemos quem sempre sofre com isso).

E a população, o que deve fazer? Ficar em casa esperando uma eventual ação das autoridades, enquanto o fogo ou a "chuva preta" chegam? 

Governo federal, estaduais e municipais o que estão fazendo para apoiar a população e proteger as áreas afetadas? Vão se desculpar como sempre, alegado que não têm recursos suficientes, de que faltam funcionários, de que estão fazendo o possível? Contando com a possibilidade de que depois das chuvas o povo (como sempre) esqueça o que aconteceu e tudo volte à "lesma lerda"? 

Não estaria na hora dos poderes constituídos colocarem as coisas às claras para a população, dizendo:

- Qual a repentina origem de tantos focos de incêndios? Quem são os culpados? 

- O que estão fazendo e farão para enfrentar a situação imediata e quais são as providências a médio e longo prazo?

- O que se fará para evitar crises dessa monta (que certamente serão maiores) no futuro?

Como é possível que um país com a extensão territorial e a população que tem o Brasil, possa se encontrar nesta grave situação?

0 comments:

Postar um comentário