“Em
um período de cinquenta anos, o tempo que as crianças passam na frente das
telas de televisões e computadores pulou de zero para, pelo menos, três ou
quatro horas diárias. Durante este mesmo período, o orçamento para publicidade
dos fabricantes de brinquedos subiu de zero para bilhões. Os publicitários
tomaram as crianças como público-alvo, tornando-as um mercado muito importante.
Isso trouxe à tona o que Juliet B. Schor chamou de ‘remodelagem’ ou ‘mercantilização’
da infância. Em 1995, um grande fabricante de brinquedos, com vendas em torno
de 50 milhões de dólares, gastava algumas centenas de dólares em anúncios para
crianças. Hoje, somente o orçamento para publicidade em televisão dirigida às
crianças está em cerca de um bilhão de dólares. ‘A típica criança norte-americana
assiste a mais de 30 mil comerciais por ano ou cerca de 82 por dia.” (Jacoby,
pág. 57)
Russel Jacoby, Imagem Imperfeita – Pensamento utópico para uma época antiutópica
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