“Como
notou Guyer (2007), a temporalidade neoliberal é não linear, impedindo a
projeção de um futuro no médio prazo. Nos resta apenas um presente imediato que
‘patina’ sobre si mesmo, e um futuro distante e inescrutável que só pode ser
imaginado na forma de visões messiânicas ou apocalípticas que sejam o inverso
da realidade existente. Isso não se manifesta apenas de forma religiosa ou
espiritual: boa parte do reencantamento do mundo neoliberal se dá na forma das
teologias econômicas do mercado financeirizado e suas formas oraculares,
conspiratórias, piramidais e fantasmagóricas (Comaroff e Comaroff, 2000). Os
proponentes carismáticos e/ou conspiratórios dessas visões, como os políticos
populistas e gurus de todo tipo que proliferam pela internet, se vendem como
aqueles capazes de quebrar esse ciclo involutivo por supostamente incorporarem
alguma forma de autenticidade fora do sistema.” (Cesarino, pág. 70).
Letícia Cesarino, O mundo do avesso: verdade e política na era digital
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