Leituras diárias

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

 

“A filosofia de Feuerbach é frequentemente descrita como ‘materialismo’, mas difere um pouco do materialismo típico. Geralmente, o materialismo busca apreender o mundo a partir de seus elementos materiais, em oposição à visão idealista que baseia sua explicação no espírito e na ideia (Idee). Este é um ponto de vista, em termos simples, que insiste na natureza primordial da matéria. Feuerbach, no entanto, não se contentava com tal materialismo. Ele argumentava que uma concepção de ‘matéria’ separada da realidade sensorial dos seres humanos seria mera abstração. Sua própria perspectiva era uma filosofia sensorial, no centro da qual estavam os seres humanos sensuais, com desejos concretos e amor pelos outros. Nesse sentido, sua perspectiva era acima de tudo uma filosofia do humanismo. A influência dessa filosofia sobre Marx pode ser vista em Uma Contribuição à Crítica da Filosofia do Direito de Hegel, onde ele argumenta que a teoria do Estado de Hegel é o mero produto da lógica abstrata que descartou os seres humanos reais. Os seres humanos são menosprezados nessa teoria como um ‘fenômeno’ de lógica abstrata: ‘Família e sociedade civil são as premissas do Estado; são os elementos genuinamente ativos, mas na filosofia especulativa as coisas se invertem.’”

“Marx argumenta que a religião é, na verdade, o reflexo do sofrimento das pessoas no mundo real. As pessoas se apegam à fé religiosa e buscam uma felicidade ilusória devido ao seu sofrimento no mundo real e à sua incapacidade de garantir a felicidade real. É por isso que Marx descreve a religião como o ‘ópio do povo’ que atenua a dor deste mundo. Assim, a emancipação da religião não pode ser alcançada apenas por meio de uma crítica à religião; em vez disso, ela ocorre por meio da realização de uma vida digna dos seres humanos neste mundo.”

“O ponto mais alto alcançado pelo materialismo intuicional, isto é, o materialismo que não compreende a sensualidade como atividade prática, é a intuição de indivíduos individuais e da sociedade burguesa. Um exemplo disso é como algumas pessoas, cativadas pelos conceitos iluministas, se contentam em denunciar a pobreza e as diferenças de classe de um ponto de vista humanista, sem questionar a sociedade burguesa que deu origem a esses fenômenos. É precisamente por isso que a perspectiva de buscar esclarecer as pessoas com base apenas na intuição, mesmo que materialista, não irá além da intuição da sociedade burguesa ou da intuição de indivíduos isolados uns dos outros nessa sociedade. O ponto de Marx não é apenas a inadequação de uma postura iluminista, mas seu defeito fundamental e intrínseco de não questionar por que e como a alienação surge.”

“Em sua 11ª e última tese, Marx escreve: Os filósofos apenas interpretaram o mundo de várias maneiras; a questão é transformá-lo. Esta tese extremamente conhecida não pretende criticar simplistamente os esforços teóricos e exaltar a práxis. Em vez disso, Marx busca compreender a importância da teoria para a mudança social de uma maneira completamente diferente daquela dos Jovens Hegelianos. Para Marx, o papel da teoria não é interpretar o mundo e descobrir alguma ‘ideia correta’ (autoconsciência ou o homem sensual ou o ego) e, assim, esclarecer aqueles presos em princípios incorretos. Em vez disso, a questão é analisar as relações reais que dão origem aos costumes da sociedade e suas ideologias, e esclarecer as condições que tornariam a mudança social possível.”

“Em termos mais claros, o papel da teoria não é mostrar o que está errado e o que está correto, mas esclarecer, da perspectiva das relações reais, como e por que a alienação surgiu e, assim, sugerir onde e como uma luta pode ser travada para mudar a sociedade. Não se deve ter fé cega na teoria. Não importa o quanto se defenda uma teoria ‘correta’, ela por si só não mudará a sociedade. Seres humanos reais são aqueles que realizam a mudança social, por isso é de importância decisiva analisar as relações reais em que as pessoas vivem e trabalham. Em vez de considerar qual é a ‘essência’ do mundo ou o que está correto, devemos perguntar ‘por que’ e ‘como este mundo veio a existir em sua forma real.”

 

Ryuji Sasaki, filósofo e professor da Universidade de Rykkio em A New Introduction to Marx – New Materialism, Critique of Political Economy  and the Concept of Metabilism (Uma nova introdução ao pensamento de Marx – novo materialismo, crítica da política econômica e o conceito de metabolismo, sem tradução)

0 comments:

Postar um comentário