"Qual é a diferença entre Zeus e os homens? Ao se dizer Zeus, pensa-se em todos os que são arrastados pelo movimento que nunca se detém. Deuses e homens são levados pelas águas do mesmo rio." - Donaldo Schüler - Heráclito e seu (dis)curso
As normas de procedimento ou de padrões de qualidade já existem há muitas décadas. A crescente complexidade das atividades industriais e comerciais, aliada às exigências cada vez maiores com relação à qualidade, prazos e custos, fez com que se criassem normas técnicas para avaliar serviços, produtos e processos nas organizações em geral.
A questão da normatização da gestão empresarial teve uma evolução crescente. Na década de 1980 a novidade era a gestão da qualidade de produtos e serviços, padronizados pelas normas da série ISO 9000. Já na década de 1990 foi a vez da gestão ambiental ganhar gradativamente importância, amparada pelas normas da série 14.000. Nos últimos dez anos a questão da responsabilidade social adquiriu importância crescente. O princípio básico por trás deste desenvolvimento é a idéia de que as organizações começaram a se preocupar com seus produtos e serviços (9000), passando pelos impactos de suas atividades no meio ambiente (14000), para finalmente focar também as questões sociais, que direta ou indiretamente influem nas atividades do empreendimento. A organização, adotando os corretos procedimentos e alcançando determinados padrões de qualidade comprovados por uma auditoria, recebe um certificado atestando que cumpre suas metas preestabelecidas.
A mais recente norma internacional de responsabilidade social é a ISO 26000, desenvolvida com a participação de diversas organizações públicas, privadas e do terceiro setor de vários países. A ISO 26000 é uma norma de desempenho e não prevê uma certificação no mesmo formato das outras. Em relação às demais, sua abrangência é bem mais ampla e representa uma verdadeira mudança de mentalidade nas organizações. Alguns tópicos tratados por esta norma referem-se a temas como os dos direitos humanos (direitos políticos, econômicos e civis); das práticas de trabalho (condições de trabalho e proteção social); do meio ambiente (proteção dos recursos); das práticas leais de operação (concorrência leal, práticas anticorrupção); questões de consumo (marketing honesto, qualidade dos produtos); do envolvimento comunitário (preocupação com a sociedade) e da governança organizacional (a incorporação destas práticas à gestão da empresa).
(imagens: galáxias)
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