“A espécie humana vem do nada e retorna
ao nada. Além disso, não há nada.” Peter Wessel Zapffe
Vida e obra
Peter
Werner Zapffe nasceu no dia 18 de dezembro de 1899, na gélida cidade norueguesa
de Tronso, situada a 350 quilômetros ao norte do Círculo Polar Ártico. Dotado
de grande capacidade literária e fértil imaginação, Zappfe escreveu sua monografia
de graduação para o curso de Direito em versos. O texto do poema ainda se
encontra exposto na biblioteca da universidade de Oslo. Formado em
direito, passa a advogar e depois se torna juiz.
Grande
leitor, Zapffe aprofunda-se na obra de seu conterrâneo, o dramaturgo Henrik
Ibsen (1828-1906). Considerado um dos mais poéticos e profundos escritores da
tradição europeia, Ibsen tinha um olhar crítico, e através de suas peças
analisava a realidade por trás das convenções sociais e morais de sua época.
Sua obra influenciou escritores como George Bernard Shaw, Oscar Wilde e James
Joyce. Profundamente impressionado com os temas abordados por Ibsen, Zapffe
decide voltar aos estudos formais, à universidade, “para entender a ardente
questão que significa ser humano”, segundo escreve mais tarde.
Em
suas pesquisas filosóficas Zapffe desenvolveu um pensamento existencialista
bastante original, influenciado principalmente pelas ideias dos pensadores alemães
Arthur Schopenhauer (1788-1860) e Friedrich Nietzsche (1844-1900), já que em seu
país, até aquela época, não havia uma tradição filosófica consolidada.
Pessimismo
filosófico e visão fatalista da existência humana marcam a produção intelectual
de Zapffe. Os pontos dos quais parte em sua exposição filosófica é que o homem
nasce com capacidades de compreensão, raciocínio e autoconhecimento
superdesenvolvidos, mas não se adapta aos desígnios da natureza. A procura de
uma resposta para os enigmas da vida e da morte não pode ser satisfeita;
trata-se de uma necessidade que a natureza não pode atender. A tragédia,
segundo o pensamento de Zapffe, é que não encontrando solução, os humanos usam
todo seu tempo de vida tentando não ser humanos, ou seja, tentando ser o que
não são através de ilusões.
Por
essa razão o ser humano é um paradoxo. Desenvolveu um anseio por um objetivo
metafísico – justiça e sentido –, mas está destinado à frustração em seu
ambiente real. O processo da vida é insensível em relação aos entes que cria e
destrói ao longo de sua perpetuação. Enquanto que nenhuma criatura viva
consegue escapar desta carnificina, somente os humanos carregam o peso desta
consciência. Por isso, “um mundo inabitado”, escreve Zapffe, “não seria algo
desafortunado”.
Desta
forma Zapffe desenvolveu um pensamento existencialista bastante original,
diferente das visões mais otimistas de Albert Camus e Martin Heidegger,
comparável em alguns pontos ao do romeno Emil Cioran. A biologia evolucionista
do estoniano alemão Jakob Jahann von Uexküll (1864-1944) também contribuiu para
a formação da filosofia de Zapffe. Esta convergência da filosofia com a
biologia veio a ser conhecida como biosofia (biosophy), da qual o pensador norueguês foi um dos mais importantes
representantes, tendo influenciado outros filósofos noruegueses, como Arne Ness
e Herman Tonnessen. A biosofia tem um importante papel na complexa compreensão
da moralidade e da ética na obra de Zapffe.
A
primeira e mais importante obra de Zapffe é um ensaio, que acabou se tornando seu
texto mais famoso fora da Noruega até o momento: O último Messias (1933). Com este trabalho, de clara feição
existencialista, Zapffe influenciou a posterior filosofia norueguesa. Em seu
texto também encontramos uma crítica a ideologias de sua época, como a eugenia
– compartilhada pelas elites e grupos políticos do início do século – e a visão
teleológica da evolução biológica e do desenvolvimento tecnológico.
O
ensaio tem início com a fábula de um caçador primitivo, que deixando sua
caverna à noite para caçar, é repentinamente tomado por compaixão para com sua
presa, caindo em profunda crise existencial. Nesta fábula, Zapffe remete a dois
grandes relatos da cultura ocidental. Primeiro, faz referência à alegoria da
Caverna, do livro Da República de
Platão, o qual também narra a história de alguém que se dá conta de fatos que
ignorava, quando sai da caverna que habitava. O segundo relato ao qual a fábula
de Zapffe faz referência é a história da Queda do Homem, no Livro do Gênesis. Zapffe
mostra que seu homem das cavernas era alguém com excessiva capacidade de
compreensão. A evolução, argumenta o texto, cometeu um excesso ao formar o
cérebro humano da maneira como é. Zapffe compara o homem ao grande cervo
irlandês (cervis giganticus), que
vivendo até o final do Pleistoceno (há 12 mil anos), foi extinto por causa do
tamanho que sua galhada atingiu ao longo de gerações, dificultando sua
sobrevivência.
Os
humanos, segundo o filósofo, podem perceber que cada ser individual é um
efêmero elo no fluxo da vida, sujeito às mais duras contingências em seu caminho
para o inevitável aniquilamento. No entanto, raramente se desesperam com esta
ideia, já que nossos cérebros evoluíram para um processo de autocensura e
fantasia, cuja manifestação prática, segundo Zapffe, é o que chamamos de
cultura ou civilização. Incorporando conceitos de Sigmund Freud, bastante
atuais à época, Zapffe escreve que “a maior parte das pessoas consegue se
salvar, ao artificialmente limitar o conteúdo de sua consciência”.
Estes
mecanismos dos quais os seres humanos se utilizam para evitar encarar as
contingências de suas vidas funcionam:
-
Através do que Zapffe denomina de “isolamento”; uma dispensa completamente
arbitrária da consciência, de todos os pensamentos e sentimentos perturbadores
e destruidores. Exemplo desta atitude são os “certos tipos de médicos que, para
se protegerem, veem apenas aspectos técnicos de sua profissão”, nos quais os
aspectos trágicos da vida são reprimidos;
- “Ancoragem”,
para o filósofo, é a criação de barreiras mentais em torno da consciência, a
fim de dar-lhe segurança. Através deste mecanismo o indivíduo se apega a valores,
ideais, instituições ou indivíduos, afastando ameaças estranhas que inspirem
insegurança. Escreve Zapffe: “As ancoragens publicamente úteis são consideradas
com simpatia, e aquele que se ‘sacrifica totalmente’ pela sua ancoragem (a
empresa, a causa) é idolatrado. Terá erguido uma muralha poderosa contra a
dissolução da vida”;
-
“Distração” significa manter a atenção em limites críticos, constantemente
alimentanda com impressões. A distração é a constante atividade, a fim de
evitar que a mente volte a ocupar-se de si mesma, de suas questões. O filósofo
Blaise Pascal define este mecanismo de defesa da seguinte maneira:
“Divertimento – Não tendo conseguido curar a morte, a miséria, a ignorância, os
homens lembraram-se, para ser felizes, de não pensar nisso tudo.”;
-
“Sublimação” é o ato de focar energia longe de impressões negativas,
direcionando-a para aspectos e fatos positivos. Com isso os indivíduos se
distanciam de si mesmos e encaram sua existência de um ponto de vista estático,
como por exemplo os escritores, poetas e pintores. Zapffe mesmo assinalou que
seus trabalhos foram produtos de sublimação.
O
filósofo nos adverte de que a civilização não poderá ser mantida
indefinidamente, e que o avanço tecnológico não representa a solução para a
humanidade, ao contrário: “porque, à medida que uma fração cada vez maior das
faculdades cognitivas se retira do jogo contra o ambiente, há um
crescente ‘desemprego espiritual’”.
Em
uma finalização memorável de seu texto, Zapffe paga seu tributo a Platão e
Moisés (o qual, segundo a tradição judaico-cristã foi o autor do livro do
Gênesis), prevendo o aparecimento de um Último Messias, em um atormentado futuro.
Com este personagem Zapffe faz uma referência ao “Super-homem” (Übermensch – além do homem), de
Friedrich Nietzsche. Assim, o Último Messias, este profeta da desgraça, um
herdeiro do visionário Homem da Caverna, será mal fadado, como seu antepassado.
Isto porque suas palavras subvertem o preceito bíblico “sede férteis e
multiplicai-vos! Povoai e sujeitai toda a terra” e desagrada a seus concidadãos
ao proclamar: “Conheçam a si mesmos – sejam inférteis e deixem a terra em
silêncio depois de vocês.”
As ideias
de Zapffe, esquematizadas no “Último Messias”, foram desenvolvidas mais
pormenorizadamente em um grande tratado chamado Om det tragiske (Sobre o
trágico, 1941), publicado durante a 2ª Guerra Mundial. Esta obra foi
escrita à mesma época em que o francês, Jean-Paul Sartre, criava sua filosofia
mais tarde chamada de existencialismo. Enquanto Sartre escrevia sua obra em uma
língua universal, Zapffe escrevia em norueguês, língua pouco conhecida na
Europa. Esta é uma das razões por sua obra permanecer quase desconhecida.
Tivesse seu trabalho traduzido para o alemão, francês ou inglês, teria se
incorporado aos clássicos da moderna filosofia.
Cabe
aqui uma comparação com outro pensador, contemporâneo de Zapffe e também
vivendo em um país cuja língua não é extensamente conhecida. Trata-se do
pensador romeno Emil Cioran (1911-1995). Nascido na Transilvânia, estudou
filosofia na Universidade de Bucareste e mais tarde se fixou em Paris, onde
tornou-se famoso por sua filosofia altamente pessimista. Seu pensamento, assim
como o de Zapffe, também foi influenciado pelos escritos de Schopenhauer e
Nietzsche. Tivesse Cioran permanecido na Romênia, sua obra, como a de Zapffe,
seria menos famosa.
Em Sobre o Trágico, Zapffe amplia e
aprofunda as ideias delineadas em O Último Messias, sob a ótica de um
pensamento trágico, influenciado pela biologia darwinista. Os mais importantes
conceitos do livros são:
-
Como toda as espécies viventes, o ser humano nasce com certo número de
necessidades: de alimento, abrigo, segurança, entre outras. Estas necessidades
são facilmente atendidas. Nós humanos, no entanto, temos uma necessidade
adicional, não partilhada por nenhuma outra espécie: sentido para a vida. A
esta conclusão também já chegara o filósofo Friedrich Nietzsche. Esta carência não
poderá nunca ser satisfeita, sob risco de nos enganarmos a nós mesmos. Podemos nos
iludir através da crença em um falso sentido para a vida, ou podemos ser
honestos e perceber que a vida não tem um sentido dado por alguma condição ou
agente externo.
- Zapffe
distingue entre duas maneiras de sentido para a vida. Sentido “na vida”, que
tem uma acepção primariamente local; enquanto sentido “da vida” é, necessariamente,
uma perspectiva global. Assim, apesar de algumas atividades na vida terem um
sentido autotélico (que têm sentido em si mesmo), isto não significa forçosamente
de que a vida, como um todo, tenha um sentido autotélico. Afirma que não é
suficiente dizer que a vida é vivida por seu próprio sentido, de que tem valor
autotélico; é necessária uma justificativa externa, ou sentido que está fora da
vida. Com isso Zapffe conclui que a vida é sem sentido, já que nossas vidas não
podem ser justificadas externamente. Argumenta que sentido “na vida” para
certas atividades tem um valor somente por um período limitado de tempo, porque,
eventualmente, pode ocorrer que estas atividades dependam de fatores externos
ou do ambiente, para que tenham sentido. Apesar de afirmar que “projetos
metafísicos” são impossíveis para os humanos, insiste, no entanto, que o ser
humano deve procurar, ou mesmo exigir, justiça.
- Ainda
nesta obra, Zapffe distingue quatro diferentes tipos de interesses que são
básicos na natureza humana, ou seja: o interesse biológico, o social, o autotélico
e os interesses metafísicos. Interesses biológicos se referem à nossa
necessidade de alimentos, enquanto que interesses sociais dizem respeito às
nossas relações com nossos semelhantes (que vão além dos interesses
biológicos). Interesses autotélicos evidenciam nossas atividades que têm seu
fim em si mesmas e procuram por seus próprios interesses, ou seja, atividades
que são biológica ou socialmente sem valor, mas têm valor intrínseco mesmo
assim. Interesses metafísicos, são aqueles que Zapffe considera os mais
importantes, e que apontam nossa necessidade de justiça e sentido de vida.
- Zapffe
utiliza o vinho como exemplo para estes quatro interesses. O vinho tem um valor
biológico, por proporcionar bebida e alimento. Tem valor social em jantares e
reuniões, e valor autotélico por ser saboroso e intoxicante. Finalmente, o
vinho tem um valor metafísico para cristãos que participam na eucaristia, por
contribuir no significado e na justificação, os quais transcendem outros
interesses.
-
Diferentemente do existencialismo sartriano, que apesar de suas análises
realistas da vida humana é uma doutrina otimista em seus termos, a visão que
Zapffe tem da existência é desanimadora, desoladora. Com exemplos tirados da literatura
universal, da política e das artes em geral, o autor tenta mostrar em seu livro
que todas as atividades humanas são, em última instância, fúteis.
Zapffe
era uma figura de personalidade complexa, irônico e com grande senso de humor.
Além de advogado, jurista e filósofo, também foi ambientalista, antes que este
tipo de atividade se tornasse comum. Grande aficionado do montanhismo, praticava
a fotografia e era escritor, tendo escrito um livro de histórias e anedotas sobre
sua região de origem. Um de seus trabalhos mais populares é uma coleção de
ensaios sobre a vida ao ar livre Barske
glaeder (Prazeres rústicos). Mesmo
sua opera magna filosófica, Sobre o Trágico, é recheada de um humor burlesco, a ponto de um crítico norueguês ter
chamado Zapffe de “o Chaplin da filosofia”.
Zapffe
influenciou fortemente o movimento ambientalista norueguês, e foi amigo e
colaborador de Arne Ness, (1912-2009), filósofo e criador da ecologia profunda
(deep ecology). Naess iniciou seus
estudos de ecologia relativamente tarde em sua vida, quando se aproximava dos
sessenta anos. Dizia que o movimento ambientalista, surgido no pós-guerra,
falhava ao encarar a questão ambiental de uma maneira superficial, deixando de
levar em conta pressupostos culturais e filosóficos. Cunhou então a distinção
entre a “ecologia rasa” e a “ecologia profunda”. Além da visão pragmática e
utilitária de governos e empresas, Naess defendia uma ecologia que levasse em
conta as complexas relações entre os seres vivos, valorizando a biodiversidade.
Diferentemente da cultura fortemente centrada no antropomorfismo, que
caracteriza a cultura industrial europeia e americana, a ecologia profunda
argumenta que a filosofia ambientalista precisa reconhecer valores que estão
inerentes na natureza, independentemente de expectativas, necessidades e
desejos humanos. Escreve Arne Naess em Long-range
Ecology Movement (Movimento ecológico de longo alcance): “O movimento ecológico raso está preocupado
em lutar contra a poluição e o esgotamento dos recursos. Seu objetivo principal
é a saúde, a abundância para pessoas nos países desenvolvidos. A ecologia
profunda tem preocupações mais profundas que têm a ver com princípios de
diversidade, complexidade, autonomia, descentralização, simbiose, igualitarismo
e ausência de classes.”
Outro
filósofo e escritor norueguês ligado a Zapffe foi Herman Tonnessen (1918-2001).
Foi colega de estudos de Arne Naess e mais tarde professor de filosofia, na
Universidade da California, nos Estados Unidos, e depois na Universidade de Alberta, no
Canadá. Seu pensamento sofreu influência de Arthur Schopenhauer e de seu
conterrâneo Peter Wessel Zapffe. Tonnessen é autor, entre outros, do ensaio Hapiness is for the pigs: philosophy versus
psychotherapy, 1966 (A felicidade é para os porcos: filosofia
versus psicoterapia). Neste livro Tonnessen defende um pessimismo
filosófico ainda maior do que o de seu mentor, Zapffe. Assim, se Zapffe dizia
que “a vida não tem sentido”, Tonnessen escreve que a vida “não chega nem a ser
sem sentido”.
Seguindo
seus princípios de antinatalismo, Zapffe, que foi casado duas vezes – com a
última esposa, Britt Zapffe, viveu durante 47 anos – não teve filhos. Faleceu
na cidade de Asker, na Noruega, em 12 de outubro de 1990. A única herança que o
filósofo deixou para a posteridade, além de sua obra, foi dar seu nome a uma
montanha da região do Círculo Polar Ártico da Noruega, a qual ele foi o
primeiro a escalar. Em uma carta datada de 1990 (ano da sua morte), descreve
sua visão da vida: “A espécie humana vem do nada e retorna ao nada. Além disso,
não há nada.”
Zapffe
foi, acima de tudo, conhecido como um filósofo trágico. Sua filosofia foi uma
fina associação entre a biologia darwinista e a visão de que tudo o que é
grande irá eventualmente decair e desaparecer. Este princípio Zapffe também
considerava válido para a raça humana. Acreditava que a humanidade havia se
excluído da natureza, com o desenvolvimento da racionalidade e da ciência. Este
modo de vida levaria inevitavelmente ao desaparecimento do homem; esta é a maneira
como a natureza funciona. Ao final de seu último livro, Zapffe escreve,
respondendo a todos que se desesperam com tal visão: “Infelizmente”, diz o
pessimista brincalhão, “não posso ajudá-los. Tudo o que tenho para enfrentar a
morte, é um sorriso ridículo”.
Principais obras do autor
- Sobre o trágico, 1941 e 1983;
- O filho Pródigo, uma nova narrativa
dramática, Oslo 1951;
- Introdução à dramaturgia literária, Oslo
1961;
- A caixa de areia lógica: lógica elementar
para universidade e estudo individual, Oslo 1965;
- Ensaios e epístolas, Oslo 1967;
- Alegria brutas e outros temas de uma vida
vivida ao ar livre, 1969;
- Alegrias durasse outros temas de uma vida
vivida sob céu aberto, Oslo 1969;
- Pentecostes: quatro diálogos com Jorgen,
Oslo 1972;
- O reino secreto: uma pequena biografia de
Jesus, 1985;
- Como me torneio tão esperto e outros textos,
Oslo 1986;
- Doutor Wangel: uma comédia séria em cinco
atos, Oslo 1994;
A maior parte das obras de Peter Wessel Zapffe ainda não têm tradução para outras línguas. Apenas O Último Messias e Sobre o Trágico estão disponíveis em inglês.
Em
português O Último Messias está
disponível no blog Blog: “A frescura da relva” <https://afrescuradarelva.wordpress.com/2014/03/27/o-ultimo-messias/>
Citações de Peter Wessel Zappfe
“O homem é um animal trágico. Não porque seja
pequeno, mas porque é por demais dotado. O homem tem aspirações e necessidades
espirituais que a realidade não pode atender. Temos expectativas de um mundo
justo e moral. O homem exige sentido em um mundo sem sentido.”
“Nós viemos de um nada inconcebível. Ficamos
algum tempo em algo que igualmente parece inconcebível, somente para
desaparecer novamente no inconcebível nada.”
“Se
encararmos a vida e a morte como processos naturais, o pavor metafísico
desaparece e se obtêm a paz de espírito.”
“A semente de uma derrota metafísica ou
religiosa está em todos nós. Para o questionador honesto, no entanto, que não
procura refúgio em alguma fé ou fantasia, nunca haverá uma resposta.”
(Documentários “Ser um ser humano”)
“Os fatos imediatos são aquilo com o qual nos
relacionamos. Escuridão e luz, começo e fim.” (Documentário “Ser um ser
humano”)
“A morte é uma terrível provocação. Aparece
em todo o lugar, representando uma dura mas real escola para valores e padrões
éticos”. (Documentário “Ser um ser humano”)
“Eu mesmo não me aflijo mais com o pensamento
da minha própria morte. A entidade “Peter Wessel Zapffe”, não existia antes de
1899 (ano do nascimento do filósofo). Ela foi poupada de participar diretamente
nos horrores dos anos anteriores, e não vai participar daquilo que aguarda a
humanidade ao fim de sua vertiginosa loucura”. (Documentário “Ser um ser
humano”)
“Uma moeda é examinada e, somente após
cuidadosa deliberação, é dada a um mendigo, enquanto uma criança é lançada na
brutalidade cósmica sem hesitação.” (Ensaios e epístolas)
“Ter filhos neste mundo é como carregar
madeira para uma casa em chamas.”
“O homem é o ser trágico final, porque ele
aprendeu o suficiente sobre a Terra para perceber que esta seria melhor sem a
presença da humanidade.”
“Cada nova geração pergunta: ‘Qual o
significado da vida?’ Um maneira mais útil de fazer a pergunta seria: ‘Por que
o homem precisa de um sentido para a vida?’”
“A vida dos mundos é um rio que ruge, mas a
da Terra é um lago e uma represa.”
“O sinal de desgraça está escrito em suas
sobrancelhas – por quanto tempo você vai lutar contra o que é evidente?”
“Mas há uma conquista e uma coroa, uma
redenção e uma solução.”
“Conheçam-se, sejam inférteis e deixem a
terra calar-se depois de vós.” (O Último Messias)
“A barbárie moderna de ‘salvar’ o suicida é
baseada em uma compreensão errônea da natureza e da existência.” (Ensaios e
epístolas)
“Ele é o cativo desamparado do universo,
mantido em possibilidades sem nome.”
“Nenhum triunfo ou metamorfose no futuro pode
justificar a lamentação de um ser humano contra sua vontade.”
“O esforço não é meramente marcado por um
‘esforço em direção a’, mas igualmente por uma ‘fuga de’”.
“Uma noite em tempos passados, o homem acordou
e se viu. Ele viu que estava nu sob o cosmos, sem-teto em seu próprio corpo.
Todas as maravilhas se dissolveram antes que pensasse; maravilha acima de
maravilha, horror acima de horror se desenrolava em sua mente. Então a mulher
também acordou e disse que era hora de matar. E ele pegou o seu arco e flecha,
fruto do casamento de espírito e mão, e saiu sob as estrelas. Mas quando as
bestas chegaram aos poços de água, onde ele esperava que fossem de hábito, ele
não sentiu mais o tigre preso em seu sangue, mas um grande salmo sobre a
irmandade do sofrimento entre todos os seres vivos. Naquele dia ele não voltou com
presas e, quando encontraram na próxima lua nova, ele estava morto ao lado do
poço de água.” (O Último Messias)
“A história cultural, assim como a observação
de nós mesmos e dos outros, permite a seguinte resposta: a maioria das pessoas
aprende a se salvar limitando artificialmente o conteúdo da consciência.”
(O Último Messias).
“Ele (o homem) chega à natureza como um
convidado não convidado. Na futilidade, ele estende os braços e implora para se
reunir com o que o criou: a natureza não responde, fez um milagre com o homem,
mas desde então não o reconhece mais. Ele perdeu seu legítimo lar no universo,
ele provou da árvore do conhecimento e foi exilado do paraíso.” (A natureza
indomada)
“A
tragédia de uma espécie que se torna imprópria à vida devido ao desenvolvimento
excessivo de uma habilidade não é uma exclusividade da humanidade. Pensa-se,
por exemplo, que em épocas paleontológicas certos alces sucumbiram ao
desenvolver chifres demasiado pesados. As mutações são cegas e operam e
manifestam-se sem qualquer interesse pelo ambiente. Nos estados depressivos, a
mente pode ser vista à imagem de tais chifres, os quais, em todo o seu
fantástico esplendor, imobilizam o seu portador ao chão.” (O último Messias)
Referências
O
último Messias
The
view from Mount Zapffe. Gisle Tangenes, in Philosophy Now
Open
Air Philosophy. Peter Wessel Zapffe, The last Messiah
Zapffe:
antinatalism and existential crisis
Werner
Peter Zapffe, Wikiquote
Blog
“A frescura da relva”, O último Messias
On
the genealogy of morality. The birth of pessimismo in Zapffe´s “On the tragic”
by Silviya Serafimova - Institute for the Study of Societies and Knowledge, BAS
<https://jesbg.files.wordpress.com/2016/07/s_serafimova_on-the-genealogy-of-morality-zapffe.pdf>
Acesso em 20/06/2020
A-Z Quotes
<http://www.azquotes.com/author/50915-Peter_Wessel_Zapffe
Acesso em 20/04/2020> Acesso em 16/05/2020
www.
academia.edu, Roe Fremstedal, Meaning of Life: Peter Wessel Zapffe on the Human
Condition
<https://www.academia.edu/4888082/_Meaning_of_Life_Peter_Wessel_Zapffe_on_the_Human_Condition_in_Beatrix_Himmelmann_ed._On_Meaning_in_Life_Berlin_de_Gruyter_2013_pp._113-128>
Acesso em 20/05/2020
Pascal,
Blaise. Pensamentos. Abril S. A. Cultural e Industrial. São Paulo: 1973, 280 p.
Zappfe
in translation
Arne
Naess, The shallow and the deep long-range ecology movement
<https://openairphilosophy.org/wp-content/uploads/2018/11/OAP_Naess_Shallow_and_the_Deep.pdf>
Acesso em 29/06/2020
Herman
Tonnessen
(Imagens: fotografias de Peter Werner Zapffe)
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