Você sabia (meio ambiente)?

sábado, 20 de abril de 2019

"Quais são, afinal, as verdades do homem? - São os erros irrefutáveis do homem."   -    Friedrich Nietzsche


Mudanças climáticas
Você sabia que as mudanças climáticas são fenômenos ligados ao aquecimento da atmosfera terrestre?

O aquecimento da atmosfera é provocado por diversos fatores naturais (vulcões, correntes marinhas, etc.), mas está sendo acelerado pela ação humana: poluição atmosférica resultante da queima de combustíveis, desmatamento e criação de gado.

As mudanças climáticas são fenômenos como: aumento das secas e das chuvas torrenciais; aparecimento de mais furações e nevascas; aumento do nível do mar e da temperatura média da Terra nos próximos 80 a 100 anos.

Se a humanidade não reduzir a emissão de gases poluentes o processo tende a se acelerar.




Mata Atlântica
Você sabia que a Mata Atlântica é um bioma (um conjunto de ecossistemas) de floresta tropical que se estende no Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul, com uma área de 110 mil quilômetros quadrados?

Quando da descoberta pelo Brasil, a Mata Atlântica tinha uma área estimada de 1,3 milhões de quilômetros e era habitada por centenas de povos indígenas, a maior parte dizimada.

Cerca de 70% da população brasileira vive em área de influência desta floresta e sua preservação é essencial para a sobrevivência de espécies e preservação de recursos hídricos.



Caça ilegal
Você saia que desde a década de 1960 a caça de animais selvagens é proibida no Brasil, sendo, portanto, crime?

Apesar de ser atividade ilegal como o tráfico de drogas, a caça continua a ser praticada em todo o país, contribuindo para a extinção de diversas espécies animais, como a queixada e a anta.

Também na Mata Atlântica, na região da Serra do Mar, a atividade continua a ser praticada, inclusive na região da Reserva da Juréia. Os últimos espécimes de onças pintadas, antas, tamanduás-bandeira, tatus-canastra e jaguatiricas podem estar sendo mortos neste instante.   


(Imagens: pinturas de Robert Motherwell)

0 comments:

Postar um comentário