Yes - Heart of the sunrise

quinta-feira, 22 de abril de 2021

 As melhores bandas de rock de todos os tempos 


Yes

Album: Fragile (1972)

Música: Heart of the sunrise



https://www.youtube.com/watch?v=0vNcgL9Fi4w


Yes é uma banda britânica de rock progressivo formada originalmente por Jon Anderson (vocal), Chris Squire (baixo), Tony Kaye (teclado), Peter Banks (guitarra) e Bill Bruford (bateria) em 1968. Apesar das muitas mudanças na formação, separações ocasionais e as diversas mudanças na música popular, o grupo está na ativa há 50 anos e ainda detém grande prestígio internacional.

A popularidade significativa da banda teve início principalmente após o lançamento do disco The Yes Album, onde o Yes começou a explorar os novos horizontes do rock progressivo (gênero este que estava surgindo na cena britânica), com músicas mais longas e complexas. Nos discos Fragile e Close to the Edge, e a estreia de Rick Wakeman nos teclados em Fragile, a banda cimenta sua fama ao redor do mundo e o ápice de sua carreira; o subsequente Close to the Edge é considerado por musicólogos e críticos como a essência do prog rock e o melhor álbum do gênero.

Tales From Topographic Oceans, um álbum conceitual lançado em 1973, contém apenas 4 grandes suítes, e que embora fora bem sucedido comercialmente, foi criticado por levar a música a patamares bem exagerados. Lançado em 1974, Relayer foi um álbum bem mais aceito pela crítica e pelos fãs, gerando a energética suíte 'The Gates of Delirium' e o single subsequente, 'Soon'. Nessa época, Wakeman abandonou a banda e foi substituído por Patrick Moraz, que constribuiu somente neste álbum. Wakeman retorna em Going for the One, que foi um inesperado sucesso da banda, já que todo o prog rock passava por dificuldades por conta do advento do punk rock que criticava o prog por seus excessos e trazia a simplicidade do rock n' roll, e gêneros como o new wave e synthpop. A suíte 'Awaken' é considerada por Jon Anderson como uma obra-prima. O álbum gerou o single 'Wonderous Stories', e consistiu no primeiro entre uma série de lançamentos da banda em que se abandonava os excessos musicais e suítes longas para algo mais atraente a um público maior, ao incorporar elementos da música pop, atingindo seu ápice com o bem-sucedido 90125 e Big Generator.

Suas canções continham melodias e letras místicas, suítes longas com referências eruditas, trabalhos de harmonias vocais abstratas entre Jon Anderson e Chris Squire e alguns de seus álbuns focados em formato de álbuns conceituais, com canções unificadas que contavam histórias surreais e traziam um tema em comum. As capas emblemáticas de seus discos eram elaboradas pelo ilustrador Roger Dean. Na história do rock n' roll, raramente um instrumento como o teclado fora colocado em um patamar de importância tão relevante quanto à guitarra (da mesma forma como o Jethro Tull ficou conhecido por incorporar sons de flautas em suas músicas). Em 2016 o Yes foi introduzido ao Rock and Roll Hall of Fame. O Yes é uma das bandas mais antigas ainda em atividade, comemorando em 2018, 50 anos de carreira com a estreia de uma nova turnê. É também uma das bandas de rock progressivo mais bem sucedidas, influentes e mais duradouras. Eles venderam 13,5 milhões de álbuns certificados pela RIAA nos EUA. 


(Fonte do texto: Wikipedia) 

0 comments:

Postar um comentário