Propaganda e consumo

sábado, 25 de dezembro de 2021

 

"O comercial está para o produto assim como o sexo para o amor. Um não tem necessariamente a ver com o outro."    -   Philippe Bouvard   -   Citado por Ruy Castro em Mau Humor - Uma antologia definitiva de frases venenosas


A publicidade está sempre nos perseguindo em todas as mídias (e até fora delas). Nos jornais e nas revistas impressas, na TV aberta, na TV a cabo, no Youtube, em outdoors e no rádio. Há sempre alguém querendo nos mostrar um novo produto, um serviço, alguma novidade que não conhecemos, mas que supostamente precisamos experimentar, comprar. “É deste item que você precisa para ser feliz, ser admirado, ser você... ser alguém.” O cidadão está sendo bombardeado constantemente com produtos, serviços, ideias, “opiniões abalizadas de especialistas”, “recomendações de quem experimentou”; para comprar, experimentar, usar. Uma pesquisa realizada pela empresa americana Media Dynamics em 2014, mostrou que um americano médio era exposto:

- a cerca de 5.000 “anúncios e marcas” em média por dia;

- a uma média de 362 “anúncios” por dia;

- a uma média percebida de 153 “anúncios” diários;

- a uma média de 86 “anúncios” diários dos quais tinha conhecimento;

- a uma média de 12 “anúncios” que provocaram alguma impressão (engajamento).

(Conforme New Research Sheds Light on Daily Ads Exposure - https://sjinsights.net/2014/09/29/new-research-sheds-light-on-daily-ad-exposures/)  

Entre a data da pesquisa (2014) e os dias atuais, estes números aumentaram mais ainda, com o surgimento de um número maior de mídias sociais. Artigo dos jornalistas Bruno Garattoni e Elisangela Roxo publicado na revista Superinteressante em 2011, mostrava que aos 60 anos o cidadão comum já pode ter visto cerca de 2 milhões de anúncios; aproximadamente 16 mil horas de mensagens – 1,8 anos ininterruptos só vendo publicidade –, apenas considerando a televisão. Estes dados nos levam a pensar o quanto de maneira consciente e, principalmente, inconscientemente, nossas ideias, intuições, opiniões, conceitos, preconceitos e impulsos são influenciados pelas milhares de horas de publicidade e propaganda, às quais todos somos submetidos desde a infância em maior ou menor grau.

Ale Smidts (1958 -), cientista e professor de marketing na Universidade Erasmus, em Rotterdam, na Holanda, criou o conceito do neuromarketing. A especialidade se dedica ao estudos da influência de determinadas iniciativas de marketing no comportamento dos consumidores. Este novo ramo do marketing, utilizando-se de conhecimentos da neurologia, tenta compreender como certas informações e impulsos atuam no cérebro humano, permitindo criar campanhas de marketing mais efetivas. Pergunta-se, por exemplo, qual o impulso que leva a pessoa a comprar, ou não, determinado produto ou serviço. Preço? Apresentação? Durabilidade? Que outros fatores, mais sutis, também teriam influência na escolha do consumidor; como a imagem do produto ou serviço, associada ao status de sua posse; a ideia de modernidade que transmite; a aceitabilidade social; o conceito de diferenciação, etc.    

A publicidade moderna surgiu no início do século XX, nos Estados Unidos, quando campanhas de anúncios na imprensa foram utilizadas para incrementar as vendas dos novos produtos domésticos, elétricos e a gás, que começavam a ser lançados pela indústria americana. Liquidificadores, geladeiras, fornos, batedeiras, máquinas de lavar, torradeiras, entre outros. Produtos que até então eram desconhecidos pela grande massa de consumidores, passaram a se tornar acessíveis para grande parte das famílias. A publicidade na imprensa e mais tarde no rádio e no cinema, deu sua contribuição àquilo que depois ficou conhecido com a “sociedade do consumo”.

No Brasil a publicidade comercial de larga escala começou a se desenvolver mais amplamente a partir dos anos 1930, veiculada através dos jornais, revistas e no rádio. Assim como em toda a sociedade capitalista ocidental, a publicidade no Brasil também acompanhou o gradual desenvolvimento da indústria e a sofisticação das técnicas de venda no comércio. Grandes avanços ocorreram quando a televisão foi introduzida no Brasil em 1950, que veiculou os primeiros anúncios comerciais em 1952. A possibilidade de criar enredos comerciais direcionados a milhões de espectadores, fez com que a propaganda e o marketing brasileiro se desenvolvessem solidamente, atingindo qualidade mundialmente reconhecida através de diversas premiações.  

Uma das principais características da atual publicidade é a singular estratégia de apresentação do produto. Em quase todas as campanhas, baseadas em um procedimento abrangente de marketing, não se fala ostensivamente do item, de suas qualidades (preço, durabilidade, etc). Foca-se a publicidade naquilo que o consumidor obtêm (ou parece obter) ao consumir o produto: projeção social, segurança, autoestima, satisfação, etc. É, por exemplo, a segurança da família naquele carro específico, a autoestima e a satisfação em usar o xampu fabricado com produtos ambientalmente corretos, a aplicação bancária no fundo de investimentos que apoia grupos de artesãos da Amazônia, e assim por diante.

Outra característica da publicidade, pelo menos no Brasil, é uma certa artificialidade ao retratar lugares, pessoas, tipos sociais, estilos de vida, etc. Apesar de ter avançado bastante neste quesito em relação ao que se mostrava, principalmente na TV, há vinte ou trinta anos, nossos comerciais continuam com um certo ranço de artificialidade. As ruas, as casas, são muito limpas, arrumadas; as mesas de jantar ou de café da manhã são ajeitadas demais; as pessoas com roupas cuidadas e passadas; os ambiente internos das casas pintados, ajeitados. Certos traços dos personagens são exagerados, às vezes em excesso, dando uma certa artificialidade às peças publicitárias.

Ainda há outro aspecto. Com exceção da publicidade de alimentos comuns e produtos de consumo de baixo valor, parte dos comerciais parecem ser direcionados a apenas uma parte da população brasileira: os 25%, formados por uma classe média com maior poder de consumo e os ricos. Fica difícil imaginar que com uma renda média mensal de R$ 2.543,00 em 2020 e uma inflação que deve ultrapassar os 10% até o final de 2021, a maior parte dos trabalhadores possa comprar parte dos produtos anunciados nas TVs, revistas e outras mídias. Quanto aos desempregados, subempregados e aposentados é mais difícil ainda.

A continuar a situação de exclusão econômica de grande parte da população, a publicidade terá que desenvolver outras abordagens, sob risco de falar apenas para uma pequena parte dos consumidores. Os comerciais com seus personagens e suas roupas, seus bairros, suas casas, seus hábitos de consumo, sua cultura, farão cada vez menos sentido para a maior parte dos cidadãos (que em outras condições poderiam ser potenciais consumidores).   


(Imagens: anúncios na imprensa em 1920-1950)

0 comments:

Postar um comentário