Outras leituras

sábado, 11 de janeiro de 2025


 

“Você quer ser mais do que você é? Restrinja seus desejos, em vez de aumentá-los: não importa se você não deseja nada ou se possui alguma coisa, dá na mesma. Você obterá mais da moderação de sua mente do que poderia esperar da generosidade do destino, pois a alma nunca é maior do que quando deixou de lado todas as coisas estranhas e garantiu a paz para si mesma por não temer nada, desprezando riquezas por não desejá-las.

Esse é o caminho mais curto que você pode trilhar para atingir esse objetivo: é desprezar a riqueza. Mas, uma vez que você abra a porta para a cobiça, se você permitir que o desejo por coisas supérfluas entre, então nada poderá limitar seus desejos.  Alexandre era pobre mesmo depois de conquistar (o império de) Dario e as Índias. Ha pessoas que desejam sempre mais, depois de terem obtido tudo.

Se você falhar, vítima desse tipo de hidropsia, nada jamais saciará sua sede; novas aquisições serão apenas meios para outras. Você também acabará encontrando essa desgraça, na qual coisas inúteis quase se tornarão necessárias para você. Essa é a lição que (o filósofo fundador do estoicismo) Zenão deu após seu naufrágio: ‘Muito bem da sua parte, Fortuna, por ter me levado à Filosofia’. Foi também isto que levou (o filósofo cínico) Crates, o Tebano, a atirar o seu dinheiro ao mar, aconselhado por Diógenes. Foi o que levou (o filósofo) Xenócrates a enviar os trinta talentos de ouro de volta para Alexandria. Foi o que convenceu (o filósofo) Demócrito (o primeiro, diz Plínio, que descobriu e ensinou a relação do Céu e da Terra) a não ficar com nada do lucro que obteve na especulação com azeite através da contemplação das estrelas (prevendo uma safra ruim, comprou e estocou azeite), tendo desde então sido imitado nesta mesma ação por Sexto, o Filósofo Romano. (Le Vahyer, pág. 128)

 

François de La Mothe Le Vayer (1588-1672), escritor e filósofo francês em Apart from the Crowd: Anti-Political and Contemplative Writings (Além da multidão: escritos antipolíticos e contemplativos)

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