Determinismo Tecnológico

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

(Fonte: Blog Pasión por la innovación)

“No século XXI, uma nova forma de determinismo tomou forma — uma que não se origina das leis naturais da física ou da vontade divina, mas de sistemas criados pelo homem. O determinismo tecnológico é a ideia de que, uma vez desenvolvidas certas tecnologias, elas inevitavelmente moldam a sociedade de maneiras específicas. Quando combinado com a ascensão da inteligência artificial e do big data, isso evoluiu para o determinismo algorítmico, em que sistemas automatizados influenciam e preveem cada vez mais o comportamento humano.” 

“No final do século XX e início do século XXI, a ascensão da internet e das tecnologias digitais levou isso a um novo patamar. Pensadores como Marshall McLuhan argumentaram que ‘o meio é a mensagem’, o que significa que a forma de uma tecnologia pode ser tão influente quanto seu conteúdo. De acordo com essa visão, as tecnologias não atendem apenas às necessidades humanas — elas mudam a maneira como os humanos pensam, se comunicam e até mesmo percebem a realidade. O determinismo algorítmico leva isso adiante. Algoritmos — conjuntos de instruções codificadas que processam dados e produzem saídas — agora desempenham um papel central na vida cotidiana. Eles decidem quais notícias aparecem no seu feed de mídia social, quais filmes são recomendados para você e quais anúncios você vê online. Eles são usados ​​em processos de contratação, pontuação de crédito, sentenças criminais e até mesmo policiamento preditivo. Uma característica fundamental dos sistemas algorítmicos é sua capacidade de aprender com grandes quantidades de dados — um processo conhecido como aprendizado de máquina. Isso lhes permite identificar padrões e fazer previsões sobre o comportamento humano com notável precisão. Por exemplo, plataformas de streaming podem prever com alto grau de confiabilidade quais programas você provavelmente assistirá em seguida. Embora essas previsões possam parecer convenientes, elas também levantam questões importantes sobre autonomia. Se nossas escolhas são continuamente moldadas por recomendações algorítmicas, estamos realmente decidindo por nós mesmos?” 

“O desafio reside no fato de que o determinismo algorítmico é amplamente invisível. As pessoas podem não perceber o quanto de sua experiência online é controlada por sistemas invisíveis. Essa falta de transparência pode dificultar a compreensão — e, portanto, o questionamento — das influências que moldam nossas decisões. No contexto mais amplo do determinismo, a tecnologia adiciona uma nova camada de causalidade às nossas vidas. Nossas preferências, oportunidades e até mesmo crenças podem ser moldadas por sistemas projetados não para nos controlar diretamente, mas para otimizar certos resultados, muitas vezes impulsionados por incentivos comerciais ou políticos. Se essa influência é vista como benigna, manipuladora ou inevitável depende da perspectiva de cada um.”

 

The Practical Atlas, Understanding Determinism: How Cause, Choice, and Consequence Shape Our Lives and the Universe (O Atlas Prático, Compreendendo o Determinismo: Como Causa, Escolha e Consequência Moldam Nossas Vidas e o Universo)

0 comments:

Postar um comentário