A questão do meme

sábado, 29 de julho de 2017

meme
(inglês meme, redução do grego mimema - atos, imitação, cópia)

Substantivo masculino
1. Imagem, informação ou ideia que se espalha rapidamente através da internet, correspondendo geralmente à reutilização ou alteração humorística ou satírica de uma imagem.
2. Ideia ou comportamento que passa de uma geração para outra, geralmente por imitação

"meme", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, 2008-2013,
(https://www.priberam.pt.dlpo/meme). Consulta em 2/7/2017

Meme é um termo criado em 1976 por Richard Dawkins no seu bestseller "O Gene Egoísta" e é para a memória o análogo do gene na genética, a sua unidade mínima. É considerado como uma unidade de informação que se multiplica de cérebro em cérebro ou entre locais onde a informação é armazenada (como livros). No que diz respeito à sua funcionalidade, o meme é considerado uma unidade de evolução cultural que pode de alguma forma autopropagar-se. Os memes podem ser ideias ou partes de ideias, línguas, sons, desenhos, capacidades, valores estéticos e morais, ou qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente e transmitida como unidade autônoma. O estudo dos modelos evolutivos de transferência de informação é conhecido como memética. (Wikipédia em consulta de 2/7/2017)


Se todos os nossos pensamentos são memes que herdamos ou recebemos socialmente, o que na realidade sobra como sendo pensamento efetivamente nosso?
Qual é o substrato em que se desenvolve o meme na mente humana? Como e por que ele se desenvolve na mente humana? Haverá memes que se atraem e outros que se repelem, como polos diferentes de um ímã?

É possível construir teorias culturais a partir de certos memes (religiões, práticas sociais, culturais em geral)?

E as emoções e os sentimentos, como é que estes interagem com o meme? Qual a diferença entre nossas elaborações mentais e o meme?

Convêm analisar os seguintes aspectos:
a) definir o que é meme;
b) Como atua o meme;
c) Como o meme interage com nossos pensamentos e como separá-lo deles?;
d) Qual a função evolutiva do meme?;

Em todo caso cabe analisar o que efetivamente é o meme, não esquecendo que o meme não existe por si; o meme foi criado em alguma mente. Sendo assim é produto de ideias que elaboraram o meme em determinado ambiente cultural.
(Imagens: pinturas de Camille Pissarro)

0 comments:

Postar um comentário