Notas rápidas (homenagem a G. C. Lichtenberg)

quarta-feira, 13 de junho de 2018


Pega ladrão! 


Houve uma época em que alguém gritando "Pega ladrão!" despertava a atenção das pessoas. Se no passado as pessoas tinham a intenção de pegar o ladrão, sabendo que estavam em maioria e que tinham mais poder, hoje a situação se inverteu. Poucos atenderiam ao chamado. A maior parte teria medo de que o criminoso estivesse armado ou de que pudesse se vingar, caso fosse preso. A proteção que a sociedade dá ao indivíduo é insuficiente e ineficiente.

Parece que atualmente os bandidos têm mais força do que a sociedade; por fraqueza moral das próprias pessoas ou inépcia dos mecanismos de defesa que deveriam proteger a própria sociedade. O que houve?

Lendo as crônicas de Lima Barreto, escritor carioca do início do século XX, vemos que o Brasil nem sempre foi assim. Rio de Janeiro, então a capital e maior cidade do pais, tinha áreas ricas e pobres, os subúrbios. Num destes morava Lima Barreto. Relatava que a vida era tranquila e, mesmo voltando tarde para casa, nunca fora perturbado por bandidos. Em outras cidades, provavelmente, o dia a dia era mais tranquilo ainda.

O que aconteceu à sociedade brasileira, para que em menos de cem anos se transformasse em uma coletividade onde domina a insegurança, o medo, o crime, a violência e a morte? A partir de que ponto de nossa história nos transformamos em um povo dominado pelo medo e crime?

Qual será o efeito destes longos anos de insegurança sobre gerações seguidas de cidadãos e de que modo isso afetará o futuro do país?

(Imagem: gravura representando G. C. Lichtenberg)

0 comments:

Postar um comentário