Você sabia (meio ambiente)?

sábado, 4 de maio de 2019
"Para aqueles que lutam pelo pão diário, o ócio é um prêmio longamente antecipado - até que eles o conquistam."   -   John Maynard Keynes, citado por Eduardo Gianetti em O Livro das Citações


Solos

Você sabia que um solo propício à agricultura tem uma profundidade média de 30 a 50 centímetros, demorando milhares de anos para ser formado?
Que a erosão, a salinização, a compactação e a contaminação destroem anualmente uma quantidade considerável de solo fértil e que 33% dos solos do mundo estão degradados?
Conservar a vegetação original, agricultura com pouco uso de agrotóxicos, não espalhar lixo e resíduos de construção e indústria, são práticas que mantêm a qualidade dos solos.


Coruja buraqueira

Você sabia que a coruja buraqueira é bastante comum em todo o Brasil, afora a Amazônia? Vive em buracos localizados em campos, pastos, restingas, planícies e praias, inclusive na cidade de Peruíbe.
Que a coruja buraqueira enxerga cem vezes mais que o ser humano e também tem uma audição muito desenvolvida? Sua dieta inclui ratos, insetos e pequenos répteis, contribuindo para o controle de espécies danosas ao homem.
O casal, de pé fora do ninho, se reveza no cuidado dos filhotes. Por isso, é bom evitar chegar muito perto da casa desta simpática ave, para não ser expulso. Ajude a proteger a coruja buraqueira! 


Esgoto

Você sabia que apenas 52% do volume dos esgotos é coletado no Brasil e que somente 45% deste volume é tratado? Isto quer dizer que ainda uma grande parte do esgoto de nossas casas acaba caindo nos rios, lagos e no mar.
O Brasil é um dos países da América latina com os mais baixos índices de tratamento de esgoto. O governo federal, os governos estaduais e municipais são responsáveis pelo tratamento do esgoto.
Esgotos não tratados causam doenças, principalmente em crianças, poluem os cursos de água e o restante do meio ambiente.


(Imagem: vitral medieval) 

0 comments:

Postar um comentário