Você sabia (meio ambiente)?

sábado, 18 de maio de 2019
"A dissociação absoluta necessária para evitar a catástrofe ambiental (redução do uso de recursos materiais) nunca foi alcançada, e parece impossível enquanto o crescimento econômico continuar. O crescimento verde é uma ilusão."   -   Georges Monbiot , escritor e ambientalista inglês


Energia elétrica no Brasil, você sabia?

A eletricidade que consumimos é produzida por usinas hidrelétricas (64,8%); termelétricas a carvão e gás (18,3%); queima de biomassa como o bagaço de cana-de-açúcar (9,4%); reatores nucleares (1,4%); e geradores eólicos (6,1%)?
Cerca de 10% desta energia é perdida na transmissão da eletricidade, da fonte geradora para a distribuidora (como por exemplo a Eletropaulo), e na distribuição (da distribuidora para o consumidor). A energia perdida custou muito dinheiro para ser gerada.
Você pode ajudar a reduzir o desperdício de eletricidade usando equipamentos elétricos e eletrônicos que consomem menos eletricidade, instalando lâmpadas LED, e verificando a cada cinco anos o estado da fiação elétrica de sua casa.



Lixo e reciclagem no Brasil, você sabia?

O Brasil é um dos maiores geradores mundiais de lixo doméstico. Em 2014 o país produziu 78,5 milhões de toneladas de lixo, dos quais cerca de 90% foram coletados e destes 58% foram destinados corretamente em aterros sanitários?
Isto significa que 10% do lixo que o país produz não é coletado e 42% são colocados em lixões sem controle ou jogados em terrenos baldios. Essa grande quantidade de lixo polui o solo e os rios, além de ser criadouro de insetos, como o mosquito da dengue, e de ratos que transmitem várias doenças.
O lixo deve ser acondicionado corretamente em sacos plásticos e sua parte reciclável (plásticos, metais e papel) deve ser separada onde existe coleta de material reciclável.





Lixo eletrônico polui o meio ambiente, você sabia?

Equipamentos eletrônicos e de informática (computadores, celulares, baterias, TVs) não devem ser jogados diretamente no lixo, já que depois de certo tempos liberam substâncias altamente tóxicas, que contaminam o solo, os rios e plantas?
Em 2014 o Brasil produziu cerca de 1,4 milhões de toneladas de lixo eletrônico. Deste volume somente 4% foi reciclado e o restante foi parar em aterros e lixões.
Muitas empresas fabricantes de equipamentos eletrônicos e de informática já dispõem de locais onde você pode entregar seu lixo eletrônico, onde este material é reciclado e destinado corretamente.


Água, você sabia...

Que sem a presença de água a vida seria impossível? Marte e Vênus, planetas que não dispõem de água em quantidades suficientes são exemplos disso.
Que a quantidade de água no planeta Terra não varia, permanecendo igual, mas podendo mudar de lugar? O deserto do Saara, por exemplo já teve bastante água e o local onde está o Pantanal já foi deserto.
Que pelo uso excessivo e incorreto da água milhões de pessoas são afetadas? No mundo 1,8 bilhão de pessoas estão sendo ameaçadas pela desertificação e a seca.


(Imagens: grafites dos "Os Gêmeos")

0 comments:

Postar um comentário