Notas rápidas (homenagem a G. C. Lichtenberg)

sábado, 7 de dezembro de 2019









Mudanças climáticas: mais rápidas do que esperado 



Não faltam avisos. Há anos que ambientalistas, climatologistas e outras especialidades científicas, ligados à questão do clima e do meio ambiente, vêm divulgando alertas. Dados, números e fatos estão amplamente disponíveis e são diariamente disseminados em relatórios técnicos, matérias jornalísticas e seminários. Só não conhece o assunto quem não quer.

Não há mais como ignorar as mudanças do clima da Terra, provocadas pelo aquecimento da atmosfera terrestre, devido ao aumento da concentração de gases de efeito estufa. A ciência também já tem certeza de que o acúmulo de emissões está sendo provocado pelas atividades humanas, como o uso de combustíveis fósseis e a derrubada e queima de vegetação original – em sua maior parte florestas tropicais. Também contribuem as atividades agrícolas, pecuárias e industriais.

O aquecimento da atmosfera provoca aumento da temperatura dos oceanos, tecnicamente o grande sistema de ar condicionado da Terra, responsável pela regulação da temperatura média do planeta. Além disso, também é nos mares que se originam as nuvens das chuvas, as fortes tempestades tropicais e onde é filtrado cerca de 85% de nossa atmosfera através dos microrganismos que habitam os oceanos. 

A humanidade está interferindo no clima do planeta de tal maneira, que em curto espaço de tempo poderá transformar regiões férteis em desertos, florestas em savanas, inundar planícies, derreter geleiras e mudar a velocidade e direção de correntes marítimas – coisas que em condições naturais só ocorrem ao longo de dezenas ou centenas de milhares de anos.

A maior parte da população mundial ainda não se deu conta da gravidade do fato. Governos, empresas e empresários, em sua grande maioria, não dão importância ao que está ocorrendo. Por outro lado, comenta-se que a maior parte dos cientistas e especialistas não estão relatando todos as implicações do fato. Aparentemente a temperatura da Terra está aumentando em uma velocidade mais rápida do que a esperada pela maioria dos cientistas, o que deverá acelerar ainda mais o processo das mudanças do clima.

A situação é mais urgente do que parecia de início, há quarenta anos, quando o fenômeno foi descoberto. Se a temperatura do planeta efetivamente subir além do esperado e de maneira mais rápida, já enfrentaremos grandes catástrofes ainda antes do final deste século.

A pergunta cuja resposta interessa a nós, brasileiros, é saber de que maneira o governo vem se organizando, preparando ações que possam proteger nosso país dos efeitos deste  fenômeno. 


(Imagem: gravura representando G. C. Lichtenberg)

0 comments:

Postar um comentário