Tem que mudar

sábado, 2 de maio de 2020
"Não há loteria que acabe com pobreza de espírito."   -   Millôr Fernandes   -   A Bíblia do caos


É bastante provável que em nenhum momento da história brasileira as mazelas do povo tivessem sido expostas de forma mais evidente do que agora. Não que elas não existissem antes, evidentemente. Mas uma soma de acontecimentos provocados pela crise do vírus corona, fez com que se tornassem perceptíveis de maneira escancarada.

A inesperada e imediata interrupção de quase todas as atividades econômicas, colocou em cheque a maneira como a maior parte dos brasileiros foi forçada a sobreviver ao longo das últimas décadas – sob certa ótica, ao longo de toda a história. Com empregos mal remunerados, subempregados ou trabalhadores informais, todos com pouco ou nenhum amparo da legislação trabalhista, grande parte destas pessoas não dispõe de reservas financeiras para poder viver algumas semanas, quiçá alguns dias, sem receber pagamento. Para muitos a situação se tornou desesperadora, já que falta até a comida para preparar o almoço ou a janta.

A questão do perigo de contágio pelo vírus também mostrou as péssimas condições em que parte da sociedade é colocada para viver. Favelas com pouco espaço, residências sem isolamento e água potável, falta de tratamento de esgoto e coleta regular de resíduos domésticos. Enfim, o ambiente ideal para uma rápida propagação da virose, como tem ocorrido em várias localidades, especialmente em Manaus e Recife, onde as condições da população ainda são piores do que em outros lugares.

Quando se trata de casos de saúde, todas estas pessoas dependem do Sistema Único de Saúde (SUS), o qual, nos últimos anos – e especialmente durante o governo Bolsonaro – foi submetido a um processo de lento sucateamento. A intenção última dos administradores do sistema de saúde era gradualmente transferi-lo ao setor privado. Mas, no caminho da privatização surgiu a crise do covid-19.

Criou-se o cenário para a pior situação possível: crise econômica reduzindo drasticamente o emprego formal e informal, aliada a uma pandemia que sobrecarrega o único sistema de saúde capaz de atender 70% da população brasileira, que não dispõem de convênios médicos privados (os quais, aliás, também estão operando no limite).

Os recursos liberados pelo governo para ajudar esta parte da população serão, talvez, suficientes para cobrir despesas de alimentação e um ou outro gasto inadiável, apenas isso. Muitos, no entanto, devido a uma série de empecilhos, estão encontrando dificuldades em sacar o dinheiro. Acesso a caixas eletrônicos, baixar programas de aplicativo para o celular, abrir contas em bancos ou solicitar CPF na Receita Federal, acessar sites e outros procedimentos, não fazem parte do dia a dia da maior parte destes brasileiros. Não porque não quisessem. Mas porque nunca lhes foram dadas as oportunidades de estudar, ter uma ocupação melhor, renda mais alta; ter tempo para se ocupar de outras coisas além de lutar pela sobrevivência – praticamente pela comida do dia seguinte.

Os acontecimentos trágicos mostram agora as condições nas quais vivem todos os dias, ao longo de 50, 60 ou talvez 70 anos, cerca de 50% ou 60% da população brasileira – 110 a 130 milhões de pessoas. Uma história terrível para um país grande e rico em recursos como o Brasil. Por isso, a crise terá sido em vão se continuarmos a manter o mesmo sistema político e econômico excludente, que alija mais da metade dos brasileiros dos benefícios da moderna civilização, para a qual contribuem tanto quanto os outros cidadãos. Acesso à moradia, educação, renda, alimentação e saúde deve ser para todos. E recursos para isso existem, basta procurar.          


(Imagens: fotografias de Albert Renger-Patzsch)

0 comments:

Postar um comentário