Música brasileira
Meirelles e os Copa 5
Álbum: O Som (1965)
Música: Quintessencia
J.
T. Meirelles (João Theodoro Meirelles - 1940-2008), foi um saxofonista, arranjador e compositor brasileiro.
Foi um dos principais nomes do estilo samba-jazz -
fusão dos gêneros musicais samba e jazz, que surgiu no Brasil na década de
1960.
Meirelles
iniciou sua carreira profissional aos 17 anos, tocando saxofone no
conjunto de João Donato.
Mudou-se para São Paulo, onde atuou com o pianista Luís Loy. Aos
23 anos, Meirelles foi o arranjador de canções do disco "Samba Esquema Novo" (1963), do então estreante Jorge Ben,
entre as quais "Mas que Nada", o primeiro sucesso de Ben e
uma das músicas brasileiras mais gravadas no mundo.
De
volta ao Rio de Janeiro, Meirelles recrutou talentosos músicos ligados à bossa nova - Luiz Carlos Vinhas, Dom Um Romão, Manoel Gusmão e Pedro Paulo - e formou o conjunto
instrumental "Os Copa 5", que lançou o álbum "O Som" (1964) e com o qual se
apresentou no Bottle's Bar do Beco das
Garrafas, executando suas próprias composições. No ano
seguinte, produziu "O Novo Som", com uma formação totalmente
renovada, que teve Eumir Deodato, Edison
Machado, Roberto
Menescal e Walter Branco.
Em
2001, a Dubas Records relançou
os álbuns de Meirelles e Os Copa 5.
Assim, um ano depois, o grupo voltou e gravou mais dois álbuns. Seu terceiro
álbum, chamado Samba Jazz!!, foi
gravado naquele mesmo ano (2001).
(Fonte do texto: Wikipedia)


0 comments:
Postar um comentário