Quintessencia - Meirelles e os Copa 5

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Música brasileira


Meirelles e os Copa 5

Álbum: O Som (1965)

Música: Quintessencia




 https://www.youtube.com/watch?v=WdvJ_cqh428&list=RDWdvJ_cqh428&start_radio=1


J. T. Meirelles (João Theodoro Meirelles  - 1940-2008), foi um saxofonistaarranjador e compositor brasileiro. Foi um dos principais nomes do estilo samba-jazz - fusão dos gêneros musicais samba e jazz, que surgiu no Brasil na década de 1960.

Meirelles iniciou sua carreira profissional aos 17 anos, tocando saxofone no conjunto de João Donato. Mudou-se para São Paulo, onde atuou com o pianista Luís Loy. Aos 23 anos, Meirelles foi o arranjador de canções do disco "Samba Esquema Novo" (1963), do então estreante Jorge Ben, entre as quais "Mas que Nada", o primeiro sucesso de Ben e uma das músicas brasileiras mais gravadas no mundo.

De volta ao Rio de Janeiro, Meirelles recrutou talentosos músicos ligados à bossa nova - Luiz Carlos VinhasDom Um RomãoManoel Gusmão e Pedro Paulo - e formou o conjunto instrumental "Os Copa 5", que lançou o álbum "O Som" (1964) e com o qual se apresentou no Bottle's Bar do Beco das Garrafas, executando suas próprias composições. No ano seguinte, produziu "O Novo Som", com uma formação totalmente renovada, que teve Eumir DeodatoEdison MachadoRoberto Menescal e Walter Branco.

Em 2001, a Dubas Records relançou os álbuns de Meirelles e Os Copa 5. Assim, um ano depois, o grupo voltou e gravou mais dois álbuns. Seu terceiro álbum, chamado Samba Jazz!!, foi gravado naquele mesmo ano (2001).

 

(Fonte do texto: Wikipedia)

0 comments:

Postar um comentário