Recuperar mentes e a história

sábado, 11 de abril de 2020

"Spiegel (semanário alemão): E quem ocupará agora o lugar da filosofia?
Heidegger (filósofo alemão do século XX): A cibernética"
Frank J. Tipler   -   A física da imortalidade


Alguns cientistas e engenheiros da área da inteligência artificial, defendem a possibilidade de que em algumas década a tecnologia de processamentos de dados será tão avançada, capaz de captar e fixar toda a memória de um cérebro humano e armazená-la em dispositivos digitais. A Universidade de Oxford e o Google (Google Brain) estão investindo nestas pesquisas já há alguns anos. O diretor do projeto Google Brain, Ray Kurzweil, cientista e inventor americano, disse em 2015 que ainda espera estar vivo para ver este projeto concretizado. Outro grupo de pesquisadores, liderado pelo empresário e cientista russo Dmitri Itzkov, espera ser capaz de fazer o back up de mentes humanas na nuvem (rede global de servidores que armazena dados) até 2045.

Baseados nestas ousadas previsões, podemos levantar algumas questões. Supondo que seja possível correlacionar os dados dos back ups das mentes dos habitantes de uma pequena cidade, seria possível reconstruir, em detalhes, parte da história dessa cidade? Se juntássemos os back ups das mentes de milhões de pessoas que viveram em determinado período histórico, haveria a possibilidade de reconstruir, com detalhes, maiores que os atuais, este período da história?

Só o tempo nos dará as respostas para estas e outras questões. Se tal avanço científico realmente ocorrer, será possível reconstruir, em seus mínimos detalhes, os períodos mais recente da história humana – pelo menos na visão particular dos indivíduos que viveram durante este período.


Outro cientista vai ainda mais longe. Frank J. Tipler é físico e professor na Universidade do Texas. Em um de seus livros A física da imortalidade (The physics of immortality) o autor afirma que em um futuro muito remoto todas as pessoas poderão ser, digamos, ressuscitadas. Com a uma capacidade computacional inimaginável em nossos dias, os cientistas, segundo Tipler, poderão emular todos os universos possíveis e recuperar todas as memórias de todo e qualquer ser humano que jamais viveu. Trata-se, sem dúvida, de uma teoria bastante ambiciosa, talvez fantástica. Tanto que, por suas ligações com crenças religiosas, a teoria de Tipler foi classificada por muitos físicos com anti-científica.

Além de tantas perguntas, as teorias de Kurzweil e de Tipler levantam temas como a constituição da mente, do tempo, as possibilidades de desenvolvimento da ciência e da tecnologia, a liberdade individual, o futuro da humanidade, entre outras. 

(Imagens: radiação de fundo do universo)

0 comments:

Postar um comentário