51 anos do Festival de rock da Ilha de Whight

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

 

(AudioNetwork.com)


Festival da Ilha de Wight de 1970 foi um festival de música realizado entre 26 e 31 de agosto de 1970 em Afton Down, uma área no oeste da ilha de Wight, na Inglaterra. Foi o último de três festivais consecutivos que aconteceram na ilha entre 1968 e 1970. Costuma ser tido como o maior evento musical da sua época, com um público superior ao do festival de Woodstock. Embora as estimativas variem, o Guinness World Records estima que o público foi de 600 000 pessoas, talvez 700 000 pessoas. Foi organizado e promovido pelos irmãos locais Ron e Ray Foulk através de sua companhia Fiery Creations Ltd, e pelo seu irmão Bill Foulk. Ron Smith foi o administrador da área, e Rikki Farr atuou como mestre de cerimônias.

Os festivais anteriores, também promovidos pelos Foulks, já haviam ganho uma boa reputação em 1968 e 1969 ao apresentar atrações como Jefferson AirplaneT. RexThe MoveThe Pretty ThingsJoe CockerThe Moody BluesThe Who e Bob Dylan em seu primeiro concerto após seu acidente de moto em 1966.

O festival de 1970, tomando, como base, o festival de Woodstock no ano anterior, acertou a participação de Jimi Hendrix. Com Hendrix confirmado, artistas como Cactus, ChicagoThe Doors, Lighthouse, The Moody Blues, The Who, Miles DavisJoan BaezJoni MitchellJethro TullSly and the Family StoneTen Years AfterEmerson, Lake & Palmer e Free também foram confirmados. O evento tinha uma locação magnífica porém pouco prática, pois o vento predominante atingia lateralmente o som, e o sistema de som precisava ser aumentado pelo equipamento do The Who. Os organizadores também tiveram de enfrentar problemas logísticos envolvendo o transporte de 600 000 pessoas até uma ilha com população pouco superior a 100 000 pessoas. Os serviços de transporte da ilha já estavam sobrecarregados devido ao influxo anual de turistas na época do festival.

As dificuldades levaram os organizadores a concluir que o festival não daria lucro. Isso fez com que nenhum festival do gênero fosse mais realizado na ilha por trinta e dois anos.

A oposição dos moradores locais à realização do festival foi melhor organizada em 1970 do que nos anos anteriores. A ilha era um destino popular de aposentados ricos britânicos e de iates, e muitos de seus frequentadores tradicionais não gostavam do grande influxo de hippies e estranhos. Isso levou à introdução de seções no "Ato de 1971 do Conselho do Condado da Ilha de Wight" visando a restringir a realização de grandes encontros noturnos de pessoas.

 

Domingo, 30 de agosto (Programação) 

Good News: duo acústico estadunidense com Larry Gold no violoncelo e Michael Bacon no violão.

Enigma Bang: uma banda de Rock que fez um tremendo show na noite. Surgida em 1966, a banda arrepiou o público com músicas do seu quarto album, Epilogue, lançado em junho de 1970.

Kris Kristofferson (segunda apresentação) desta vez, ele foi bem recebido. Ele voltou com uma banda maior e brincou quando entrou no palco: "bem, estou de volta, mas desta vez trouxe alguns guarda-costas". Duas de suas canções nessa apresentação foram incluídas no álbum The First Great Rock Festivals of The Seventies.

Ralph McTell: apesar de uma entusiástica recepção do público, ele não tocou o bis.

Heaven: a resposta inglesa ao Chicago e ao Blood, Sweat & Tears. Seu empresário era Rikki Farr.

Free: tocaram Ride on a Pony, Mr. Big, Woman, The Stealer, Be My Friend, Fire & Water, I'm a Mover, The Hunter, seu sucesso All Right Now, e finalizaram com um cover do clássico de Robert Johnson Crossroads.

Donovan: ele tocou, primeiro, músicas acústicas. Depois, tocou músicas eletrificadas com sua banda Open Road.

Pentangle: banda folk britânica. Uma alemã interrompeu a apresentação para transmitir uma mensagem política ao público.

The Moody Blues: uma popular banda britânica, veterana da edição de 1969 do festival. Sua música Nights in White Satin pode ser vista no documentário Message to Love. Sua apresentação faz parte do álbum Threshold of A Dream Live at the Isle of Wight 1970.

Jethro Tull: sua apresentação está registrada no álbum Nothing Is Easy: Live at the Isle of Wight 1970. Durante a manhã de domingo, o público já havia se entretido com o teste de som da banda.

Jimi Hendrix: tocou nas primeiras horas do dia 31 de agosto com Mitch Mitchell na bateria e Billy Cox no baixo. Durante toda a apresentação, Hendrix foi atormentado por problemas técnicos (durante a música Machine Gun, o rádio dos seguranças pode ser ouvido claramente no amplificador de Hendrix). David Gilmour alega ter ajudado na mixagem do som naquela noite. A apresentação foi lançada em cd e vídeo em várias formas. As músicas Power to Love, Midnight Lightning e Foxy Lady foram destaques no álbum The First Great Rock Festivals of The Seventies.

Joan Baez: sua versão da música Let It Be pode ser vista no documentário Message to Love.

Leonard Cohen: apoiado por sua banda The Army, sua canção Suzanne pode ser vista no documentário Message to Love. Sua música Tonight Will Be Fine foi incluída no álbum The First Great Rock Festivals of The Seventies. Em outubro de 2009, foi lançado o cd/dvd Live at the Isle of Wight 1970, contendo sua apresentação.

Richie Havens: o músico que abrira o festival de Woodstock encerrou o festival na manhã de 31 de agosto. Conforme ele tocava sua versão de Here Comes the Sun, irrompeu um alvorecer enevoado depois de quatro dias sem nuvens no céu, e Richie mudou a letra da canção para here comes the dawn (aí vem o alvorecer). Sua apresentação incluiu as músicas Maggie's Farm, de Bob Dylan, Freedom, Minstrel from Gault e um mantra hare krishna.

(Amazon.fr)

Free foi uma banda de rock britânica formada em 1968 por Paul Kossoff (guitarra), Paul Rodgers (vocais), Simon Kirke (bateria) e Andy Fraser (baixo).

Seu som tem raízes fincadas no mais puro blues/rock britânico típico do final da década de 1960. Apesar de dois bons discos de estreia, Tons of Sobs (1968) e Free, foi com o terceiro álbum, Fire & Water (1970), que conseguiram o sucesso, emplacando várias canções nas paradas britânicas. Nessa mesma época, fizeram uma apresentação marcante no Festival da Ilha de Wight. A superexposição levou o grupo à dissolução em 1971. Após algumas tentativas de seguirem outros projetos, seus integrantes retornaram com a formação original e lançaram o álbum Free at Last, para, logo em seguida, separarem-se definitivamente em 1973. Existem várias compilações com shows e músicas do Free lançadas após sua dissolução. Na época em que a banda acabou, eles já haviam vendido cerca de 20 milhões de álbuns pelo mundo.

Com o fim da banda o vocalista Paul Rodgers formou o Bad Company, tendo uma carreira de muito sucesso. O venerado guitarrista Paul Kossoff morreu de um ataque cardíaco devido ao abuso de drogas, em 1976. Rodger eventualmente formaria outras bandas ("The Firm" e "The Law"), juntando-se em 2004 aos remanescentes do Queen. O baixista Andy Fraser morreria de um ataque cardíaco em 2015, na Californa.

Rolling Stone considerou a banda como "pioneiros do hard rock britânico". A revista classificou Paul Rodgers como nº 55 em sua lista de "100 maiores cantores de todos os tempos", enquanto Paul Kossoff foi classificado como nº51 em sua lista dos "100 maiores guitarristas de todos os tempos".

Veja vídeo original com parte da apresentação da banda em 30 de agosto de 1970 no link baixo:

https://www.youtube.com/watch?v=Azkef2lXW88

(Texto: Wikipedia)

0 comments:

Postar um comentário