Something - The Beatles

quarta-feira, 24 de agosto de 2022

 As melhores músicas do rock 


The Beatles

Album: Abbey Road (1969)

Música: Something






"Something" é uma canção gravada pela banda britânica de rock The Beatles. Foi lançada pela Apple Records como single do álbum Abbey Road, em outubro de 1969. Escrita pelo vocalista e guitarrista George Harrison, foi a primeira composição do integrante a ter sido lançada como single pela banda e, junto com sua outra contribuição para o álbum, "Here Comes the Sun", é visto por historiadores da música como o início da ascensão de Harrison como compositor ao nível de Paul McCartney e John Lennon, que exerciam grande influência no repertório do grupo. Duas semanas após o lançamento do álbum, a música foi lançada como um single de lado A duplo, junto com "Come Together", tornando-se a primeira composição de Harrison a ser lançada como "lado A". Foi a primeira vez no Reino Unido que a banda lançou um single contendo faixas já disponíveis em um álbum. Embora seu desempenho comercial tenha sido afetado por isso, a canção liderou a Billboard Hot 100 nos Estados Unidos, bem como as paradas na AustráliaCanadáNova Zelândia e Alemanha Ocidental, além de alcançar a posição número 4 no Reino Unido. "Something" é frequentemente considerada uma canção de amor para Pattie Boyd, a primeira esposa de Harrison, embora ele tenha dado fontes alternativas de inspiração em entrevistas posteriores. Devido à dificuldade que o mesmo enfrentou para colocar mais de duas de suas composições em cada álbum dos Beatles, Harrison primeiro ofereceu a música a Joe Cocker.

Gravada pelos Beatles, a faixa apresenta um solo de guitarra que vários críticos musicais identificam entre as melhores interpretações de Harrison. A música também atraiu elogios dos outros Beatles e de seu produtor, George Martin, com Lennon afirmando que era a melhor música de Abbey Road. O filme promocional do single combinou imagens de cada um dos Beatles com suas respectivas esposas, refletindo o afastamento da banda durante os meses que antecederam sua separação em abril de 1970. Harrison posteriormente cantou a música em seus shows no Concerto para Bangladesh em 1971 e ao longo das duas turnês que fez como artista solo.

Ao longo dos anos, "Something" se tornou a segunda canção dos Beatles mais regravada da história - com covers de mais de 150 artistas, como Frank SinatraElvis PresleyRay Charles e James Brown - estando atrás apenas de "Yesterday". Após a morte de Harrison em 2001, Eric Clapton e McCartney cantaram a música no Concert for George. Desde então, Paul McCartney toca-a em seus shows, com uma versão lançada em Back in the U.S. (2002).


(Fonte do texto: Wikipedia) 

0 comments:

Postar um comentário