Leituras diárias

segunda-feira, 3 de outubro de 2022

 



“Em um período de cinquenta anos, o tempo que as crianças passam na frente das telas de televisões e computadores pulou de zero para, pelo menos, três ou quatro horas diárias. Durante este mesmo período, o orçamento para publicidade dos fabricantes de brinquedos subiu de zero para bilhões. Os publicitários tomaram as crianças como público-alvo, tornando-as um mercado muito importante. Isso trouxe à tona o que Juliet B. Schor chamou de ‘remodelagem’ ou ‘mercantilização’ da infância. Em 1995, um grande fabricante de brinquedos, com vendas em torno de 50 milhões de dólares, gastava algumas centenas de dólares em anúncios para crianças. Hoje, somente o orçamento para publicidade em televisão dirigida às crianças está em cerca de um bilhão de dólares. ‘A típica criança norte-americana assiste a mais de 30 mil comerciais por ano ou cerca de 82 por dia.” (Jacoby, pág. 57)

 

Russel Jacoby, Imagem Imperfeita – Pensamento utópico para uma época antiutópica


0 comments:

Postar um comentário