“A
teoria marxista-leninista do conhecimento, caracterizada como é pela prática
social científica, não pode deixar de se opor resolutamente a essas ideologias
erradas. Os marxistas reconhecem que no processo absoluto e geral de
desenvolvimento do universo, o desenvolvimento de cada processo particular é
relativo e que, portanto, no fluxo infinito da verdade absoluta, o conhecimento
do homem sobre um processo particular em qualquer estágio de desenvolvimento é
apenas verdade relativa. A soma total de inúmeras verdades relativas constitui
a verdade absoluta. O desenvolvimento de um processo objetivo é cheio de
contradições e lutas, assim como o desenvolvimento do movimento do conhecimento
humano. Todos os movimentos dialéticos do mundo objetivo podem, mais cedo ou
mais tarde, ser refletidos no conhecimento humano. Na prática social, o
processo de vir-a-ser, desenvolver e desaparecer é infinito, assim como o
processo de vir-a-ser, desenvolver e
desaparecer no conhecimento humano. À medida que a prática do homem, que muda a
realidade objetiva de acordo com ideias, teorias, planos ou programas dados
avança cada vez mais, seu conhecimento da realidade objetiva também se torna
cada vez mais profundo. O movimento de mudança no mundo da realidade objetiva é
interminável, assim como a cognição da verdade pelo homem.”
Mao Zedong, (Mao Tsé Tung, 1893-1976), teórico político, líder da Revolução Chinesa, estadista e fundador da República Popular da China em Five Essays on Philosophy (Cinco ensaios de filosofia).
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