Outras leituras

segunda-feira, 30 de junho de 2025


 

“A teoria marxista-leninista do conhecimento, caracterizada como é pela prática social científica, não pode deixar de se opor resolutamente a essas ideologias erradas. Os marxistas reconhecem que no processo absoluto e geral de desenvolvimento do universo, o desenvolvimento de cada processo particular é relativo e que, portanto, no fluxo infinito da verdade absoluta, o conhecimento do homem sobre um processo particular em qualquer estágio de desenvolvimento é apenas verdade relativa. A soma total de inúmeras verdades relativas constitui a verdade absoluta. O desenvolvimento de um processo objetivo é cheio de contradições e lutas, assim como o desenvolvimento do movimento do conhecimento humano. Todos os movimentos dialéticos do mundo objetivo podem, mais cedo ou mais tarde, ser refletidos no conhecimento humano. Na prática social, o processo de vir-a-ser, desenvolver e desaparecer é infinito, assim como o processo de  vir-a-ser, desenvolver e desaparecer no conhecimento humano. À medida que a prática do homem, que muda a realidade objetiva de acordo com ideias, teorias, planos ou programas dados avança cada vez mais, seu conhecimento da realidade objetiva também se torna cada vez mais profundo. O movimento de mudança no mundo da realidade objetiva é interminável, assim como a cognição da verdade pelo homem.”

 

Mao Zedong, (Mao Tsé Tung, 1893-1976), teórico político, líder da Revolução Chinesa, estadista e fundador da República Popular da China em Five Essays on Philosophy (Cinco ensaios de filosofia).

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