Albert Camus

sábado, 16 de dezembro de 2017

(publicado originalmente na página da Academia Peruibense de Letras no Facebook)

Albert Camus foi romancista, jornalista, ensaísta e filósofo francês, nascido na Argélia em 1913 (então colônia francesa). De origem pobre, passou por privações durante a infância, sustentado por sua mãe, uma faxineira surda e analfabeta. Seu pai, convocado para a Primeira Grande Guerra (1914-1918), morreu em batalha quando Albert tinha um ano. Bom aluno na escola, Albert foi incentivado por um professor a se aprofundar nos estudos dos clássicos gregos e romanos, o que lhe deu uma base cultural para seu estudos posteriores. Além dos estudos, Albert era entusiasta do futebol, atuando como goleiro do time de sua faculdade; atividade que teve que abandonar aos 17 anos, quando teve sua primeira crise de tuberculose.

Para poder se manter durante seus estudos de filosofia, Camus teve vários trabalhos temporários; foi professor particular, vendedor e funcionário do instituto meteorológico da Argélia. Paralelamente, a partir de 1935, passa a atuar como jornalista de diversos jornais algerianos e funda uma companhia de teatro popular, que também encena peças escritas por ele. Casa-se, mas o casamento logo acaba, assim como sua filiação ao Partido Comunista Francês, do qual é expulso acusado de não ser comunista ortodoxo. Gradua-se em filosofia e artes em 1936.

Já na França, em 1940, casa-se outra vez e torna-se pai de dois filhos. Participa do movimento da Resistência, escrevendo artigos para jornais clandestinos. Já a partir desta época, Camus repudia toda a forma de autoritarismo político, criticando o comunismo. Essa a principal razão do desentendimento com Jean Paul Sartre e outros filósofos, que a partir do final da Segunda Grande Guerra passam a apoiar o comunismo soviético. No final dos anos 1940 Camus empreende uma viagem por vários países, passando inclusive por cidades do Brasil, para divulgar a filosofia francesa. Em São Paulo visita Iguape, junto com Oswald de Andrade, viagem sobre a qual relata o texto que reproduzimos logo abaixo.

Sempre voltado ao pacifismo e à defesa dos direitos humanos, Camus demite-se de seu cargo na UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), quando a ONU aceitou a Espanha como membro - país então governado pelo ditador Francisco Franco. Em 1957, Camus foi agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura. Em 4 de janeiro de 1960, aos 46 anos, Albert Camus morre em um acidente automobilístico.

Um dos grandes temas abordados pelo escritor em suas obras é a ideia do absurdo. Este aparece em seu ensaio filosófico "O mito de Sísifo" e nos romances "O Estrangeiro" e "A Peste". O absurdo, segundo Camus, é o resultado de nossa busca por sentido e clareza, em um mundo que não as contêm. A obra do autor é formada por romances como "O estrangeiro" (1942); "A peste" (1947); "A queda" (1956); "A morte feliz" (publicado postumamente em 1971); e "O primeiro homem" (1995, póstumo) e ensaios filosóficos, como "O mito de Sísifo" (1942) e "O homem revoltado" (1951). Além disso, Camus também escreveu ensaios culturais e políticos e peças de teatro. Selecionamos os seguintes trechos de obras de Camus:

De "O mito de Sísifo (Editora Guanabara, 1989):

Já deu para compreender que Sísifo é o herói absurdo. Ele o é tanto por suas paixões como por seu tormento. O desprezo pelos deuses, o ódio à Morte e a paixão pela vida lhe valeram esse suplício indescritível em que todo o ser se ocupa em não completar nada. É o preço a pagar pelas paixões deste mundo. Nada nos foi dito sobre Sísifo nos infernos. Os mitos são feitos para que a imaginação os anime. Neste caso, vê-se apenas todo o esforço de um corpo estirado para levantar a pedra enorme, rolá-la e fazê-la subir a encosta, tarefa cem vezes recomeçada.

Do "Caderno de viagem" de Camus, citado por Manuel da Costa Pinto em artigo "O mediterrâneo é aqui", publicado em 7 Clássicos Franceses (Editora Duetto, 2010):

Uma vez mais, durante horas e horas, olho para esta natureza monótona e estes espaços imensos; não se pode dizer que sejam belos, mas colam-se à alma de uma forma insistente. País em que as estações se confundem umas com as outras; onde a vegetação inextrincável se torna disforme; onde os sangues misturam-se a tal ponto que a alma perdeu seus limites. Um marulhar pesado, a luz esverdeada das florestas, o verniz de poeira vermelha que cobre todas as coisas, o tempo que se derrete, a lentidão da vida rural, a excitação breve e insensata das grandes cidades - é o país da indiferença e da exaltação. Não adianta o arranha-céu, ele ainda não conseguiu vencer o espírito da floresta, a imensidão, a melancolia. São os sambas, os verdadeiros, que exprimem melhor o que quero dizer.

De "O homem revoltado" (Editora Record, 2011):

A insurreição humana, em suas formas elevadas e trágicas, não é nem pode ser senão um longo protesto contra a morte, uma acusação veemente a esta condição regida pela pena de morte generalizada. Em todos os casos que encontramos, o protesto dirige-se sempre a tudo aquilo que, na criação, é dissonância, opacidade, solução de continuidade. Trata-se, portanto, no essencial, de uma interminável exigência de unidade. A recusa da morte, o desejo de duração e de transparência são as molas de todas estas loucuras, sublimes e pueris. Trata-se somente da recusa covarde e pessoal de morrer? Não, porque muitos desses rebeldes pagaram o preço necessário para ficar à altura de suas exigências. O revoltado não exige a vida, mas as razões da vida. Ele rejeita as consequências que a morte traz. Se nada perdura, nada justifica, aquilo que morre fica privado de sentido. Lutar contra a morte equivale a reivindicar o sentido da vida, a lutar pela ordem e pela unidade.

(Imagem: fotografia de Albert Camus)

0 comments:

Postar um comentário