Notas rápidas (homenagem a G. C. Lichtenberg)

quarta-feira, 8 de agosto de 2018


Tempo de aprendizado dos povos


Como é que países atingem a prosperidade e uma relativa organização?

O tempo faz com que sociedades amadureçam a atinjam determinado nível de organização econômica, política e social. Mas quanto tempo é necessário? Isso não é relativo?

Alguns países, como a Austrália e Nova Zelândia, em pouco mais de 200 anos, alcançaram níveis de prosperidade bastante altos para seus cidadãos. Outras regiões, como a Ásia Menor e certas partes da África, apesar de virem uma sucessão de reinos e impérios, e, mais recentemente, repúblicas, não conseguiram oferecer uma boa vida à maior parte de seus cidadãos.

Outras vezes ocorre o desenvolvimento de culturas sofisticadas, que depois de alguns séculos desaparecem, deixando poucos vestígios de suas realizações e estruturas culturais e sociais.

A que se deve esta situação? Por que muitos povos não conseguem desenvolver práticas culturais que levem a uma acumulação de conhecimentos nas áreas da convivência social, política, economia, etc.?

O tempo de aprendizado de cada sociedade/cultura parece ser diferente. Quais são os fatores que contribuem para que este processo ocorra de modo diferente?

(Imagem: gravura representando G. C. Lichtenberg)

0 comments:

Postar um comentário