Notas rápidas (homenagem a G. C. Lichtenberg)

quarta-feira, 26 de setembro de 2018




Cultura no litoral


Em 15 de setembro participamos do evento “18º Pensando entre palavras e amigos”, realizado no Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente, SP. O evento foi coordenado pelo produtor cultural Augusto Cesar Estevam da Silva e pela empresa Recriapalhando, contando com o apoio da Academia Vicentina de Letras.

Além dos visitantes locais, compareceram ao evento representantes de diversas outras cidades do litoral Sul. A apresentação reuniu artistas das diversas artes com apresentação de performances, bailados, leitura de poemas com acompanhamento musical, palestras, lançamentos de livros e apresentações de música regional. Para completar a tarde foram sorteados diversos livros, cedidos pelos escritores locais.

Durante o sarau também houve a apresentação do curta metragem “Pescadores de Palavras”, documentário sobre a poesia marginal e seus poetas na cidade de Santos, do final dos anos 1970. Um dos destaques do evento foi o lançamento do livro “A palavra na ribalta” do escritor, ator e teatrólogo Roberto Massoni.

Louvável iniciativa. Quanto mais academias de letras, atores, escritores, músicos, bailarinos e cineastas tiverem locais e oportunidades de se apresentarem, melhor para a sociedade. Em tempos nos quais os instrumentos culturais são tratados com descaso por seus responsáveis, é importante que se abra o maior número possível de espaços para que os artistas possam mostrar seu trabalho e suas obras.

O Brasil precisaria de um grande movimento em prol da cultura; da cultura nacional e também da cultura local; aquela que é criada numa região ou cidade. Artistas e público entusiasmado não faltam. Enquanto Estado e iniciativa privada apoiam quase que exclusivamente os “amigos do governo” ou aqueles que “vendem produtos”, a cultura criada e apresentada fora dos grandes circuitos ainda precisa de muito apoio. 

(publicado originalmente no blog "FILÓSOFOS NA PRAIA" 
- https://filosofosnapraia.blogspot.com/)

(Imagem: gravura representando G. C. Lichtenberg)



0 comments:

Postar um comentário