The Band - The weight

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

 As melhores bandas de rock de todos os tempos 


The Band

Album: Music from Big Pink (1969)

Música: The weight 



https://www.youtube.com/watch?v=FFqb1I-hiHE


The Band foi um conjunto de rock ativo de 1967 a 1976 e de 1983 a 1999. O grupo original era formado por quatro canadenses, Robbie Robertson (guitarrapianovocais), Richard Manuel (piano, gaitabateriasaxofoneórgão, vocais), Garth Hudson (órgão, piano, clavineteacordeãosintetizador, saxofone) e Rick Danko (baixoviolinotrombone, vocais)—e um estadunidenseLevon Helm (bateria, bandolim, guitarra, baixo, vocais).

Os integrantes do The Band reuniram-se originalmente como músicos do The Hawks, banda de apoio do cantor de rockabilly Ronnie Hawkins, entre 1958 e 1963. Ao separarem-se de Hawkins em 1964, adotaram o nome The Levon Helm Sextet (sendo o sexto integrante o saxofonista Jerry Penfound), e posteriormente Levon and the Hawks (sem Penfound). Em 1965, lançaram um single pela Ware Records sob o nome Canadian Squires, retornando como Levon and the Hawks para uma sessão de gravação para a Atco no final de 65. Na mesma época, Bob Dylan recrutou Helm e Robertson para dois shows, e então a banda completa para uma turnê pelos Estados Unidos em 1965 e uma turnê mundial em 1966. Eles também juntaram-se a Dylan para uma série de gravações informais que mais tarde seriam conhecidas como The Basement Tapes.

Por ser sempre "a banda" de vários cantores, Helm declarou que o nome "The Band" funcionou bem quando o grupo decidiu seguir carreira própria, deixando a cidade de Saugerties, em Nova York, para começar a trabalhar em seu próprio material. Eles gravaram dois dos mais aclamados álbuns do final da década de 1960: seu disco de estreia Music from Big Pink de 1968 e The Band, de 1969. O grupo separou-se em 1976, reunindo-se novamente em 1983 sem o guitarrista Robertson.

Embora mais populares entre jornalistas e músicos do que entre o público em geral, o The Band permaneceu como um dos grupos mais admirados e influentes de sua época. Eles foram incluídos no Hall da Fama da Música Canadense em 1989 e no Hall da Fama do Rock and Roll em 1994. Em 2004, a revista Rolling Stone listou-os na 50ª posição entre os "100 Maiores Artistas de Todos os Tempos", e em 2008 o grupo foi premiado com um Grammy pelo conjunto da obra.


(Fonte do texto: Wikipedia)  

0 comments:

Postar um comentário