Ideias soltas e incompletas

sábado, 9 de julho de 2022

"Dessa forma, podemos afirmar que o autoritarismo brasileiro não é um fenômeno recente, mas que está nas estruturas do nosso passado colonial e escravocrata. O autoritarismo é uma força dinâmica que permanece latente nas estruturas sociais e que, a cada momento histórico, exerce um determinado grau de pressão para sair."   -   Vilma Rosa   -   O que é autoritarismo 

 

Mensagens & mensagens

Se é possível calcular o número de átomos existentes no universo, então também é possível calcular o número de interações entre eles?

Se recortarmos eletronicamente o texto de um jornal e simplesmente o colarmos em um outro texto qualquer, a coisa toda pode não fazer sentido, isto é, vai destoar da “ordem” existente no texto onde foi inserido.

São, na realidade, duas “ordens” – uma maior e uma menor que foram colocadas juntas. Mas, por não terem uma relação imediata, não fazem sentido – pela quantidade de informação (dados, imagem, som) envolvida.

Pergunto então qual é o limite inteligível de um texto, uma imagem, uma ideia, um som, etc., para que faça sentido, seja compreendido, logicamente entendido? Em outros termos, qual é o limite de informação que precisamos obter, para que qualquer mensagem possa ser compreendida? Provavelmente, isto depende do conteúdo, da mensagem que desejamos transmitir através do meio (escrita, som, imagem), de sua complexidade.

Os dois textos (ou imagens, ou sons) anteriormente citados podem formar uma nova “ordem”, constituída por duas ou mais “ordens” (os textos, as imagens ou sons) que não conseguimos relacionar anteriormente? Sim, e qual é o limite de informações necessárias para que se formem novas ideias compreensíveis? Ou seja, partindo de mensagens existentes, cujo conteúdo é conhecido, quanto é preciso acrescentar para criar uma nova mensagem inteligível? (Muito pouco: ANOS -> ASNOS)



Origens

Na realidade herdamos tudo que temos dos nosso antepassados. O corpo, a cultura, o meio social, o meio ambiente, enfim, tudo no qual foi transformada a matéria (as combinações possíveis dos átomos) e as combinações de mensagens (toda e qualquer informação transmitida em um ambiente social).

Ponto a considerar: a combinação de átomos no universo (a mutação da matéria) ocorre a todo instante, em todo o universo. Então, o universo deste instante já não é mais o do instante anterior, em nenhum aspecto. Nós já não somos quem imaginávamos ser (quem pensou isso milésimos de segundos atrás?).




Percepções

Nossas percepções e ideias, incluindo a ciência e nossa vida cotidiana, são generalizações sobre o mundo que percebemos através dos nossos sentidos. A ciência diz, no entanto, que nossa apreensão da realidade é falha – é a maneira como nossa espécie percebe o universo. Cientistas dizem que outras espécies apreendem o universo de maneira diversa, por sua vez também característico e único.

As culturas também são generalizações sobre uma percepção da realidade (como sabemos o que é a realidade, afinal?) que nos escapa. Diferentes culturas significam diferentes maneiras como aquela espécie sapiens específica "interpreta" - fato posterior à apreensão - o universo. 

Conclusão: pouco sabemos do “que é” e nos atemos apenas àquela pequena visão parcial que temos através de nossa percepção (e dos instrumentos científicos desta) e interpretamos através de nossa cultura local. 


(Imagens: Pinturas de Wes Wilson, 1937-2020)

0 comments:

Postar um comentário