Leituras diárias

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023


 

“Com sua obra capital ‘A Filosofia das Formas Simbólicas’, Cassirer elencou as formas fundamentais de compreensão do mundo e a relação de umas com as outras. Captou cada uma delas em suas tendências mais peculiares. São, na verdade, formas simbólicas com as quais construímos o que chamamos de realidade. Entre elas estão o mito, a linguagem, a religião, a arte e a ciência. Somos nós, seres humanos, que construímos o nosso mundo por meio de nossas construções simbólicas.” 

“As formas simbólicas modelam todas as coisas e dão sentido a elas, além de propiciarem a estrutura que nos permite ver o mundo e significá-lo. Entre o sistema que recebe as informações do meio que nos circunda, o sistema receptor e o meio com o qual respondemos a esses estímulos, o sistema reator, existe no homem mais um sistema, o simbólico.” 

 

Reuber Gerbassi Scofano em Ernst Cassirer e o pensamento imaginário, do livro Introdução aos pensadores do Imaginário de Nyrma Souza Nunes de Azevedo (editor) e Reuber Gerbassi Scofano (editor)

0 comments:

Postar um comentário