Leituras diárias

segunda-feira, 18 de agosto de 2025


 

“A razão crítica, materialista, cética e erudita que caracteriza o movimento intelectual dos pensadores libertinos franceses do século XVII, em suma, se realiza como um esforço tenaz para deixar para trás, para até mesmo denunciar, a esfera do sagrado, excluindo-o do campo da filosofia, da história, da ação e dos modos de vida dos homens. Portanto, o reconhecimento da naturalidade da razão, a crítica e a denúncia da credulidade, da superstição e do fanatismo, determinarão alguns dos temas recorrentes deste movimento: a análise racionalista, em termos de causalidade natural, profecias e milagres; a consideração "científica" de possessões e bruxaria; a crítica radical do antropocentrismo e do antropomorfismo que determinam a ética e a moral cristãs — uma crítica que desencadeará um debate virulento, principalmente sobre a imortalidade da alma e a inteligência dos animais. A ruptura radical libertina com a concepção teológica e teleológica do cristianismo pode levar a um certo deísmo, mas também a um ateísmo materialista, ou a um ceticismo radical capaz de confrontar qualquer edifício dogmático que lhe seja proposto.”

 

Pedro Lomba, filósofo espanhol contemporâneo em Antología de textos libertinos franceses del siglo XVII

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