Leituras diárias

sábado, 12 de julho de 2025


 

“Pode parecer haver um desequilíbrio na quantidade de páginas dedicadas ao determinismo, mas há algumas boas razões para isso. Primeiro, tomamos o livre-arbítrio como garantido; vivemos por ele, o assumimos como a base para a maioria de nossas ações e vidas diárias. E ainda assim, há muito pouca explicação confiável, certamente de um ponto de vista naturalista, de como ele funciona mecanicamente. Por outro lado, há uma enorme riqueza de evidências para apoiar o determinismo de todos os tipos de disciplinas diferentes. Na verdade, com o passar dos anos, o alcance do livre-arbítrio que a maioria de nós pensa ter, diminui à luz de novas descobertas científicas. Ao mesmo tempo, a crença em um método dualístico para permitir a escolha se torna mais difícil de aderir.”

“Observando todas as evidências que Wegner (Daniel M. Wegner, autor de The Illusion of Conscious Will) nos dá para o fato de que muito ou toda a nossa vontade consciente pode muito bem ser ilusória (e há muito mais em seu livro do que eu resumi), o ponto crucial do que ele tem a dizer envolve a ideia de que a vontade consciente é ‘emoção de autoria’. Assim como nos sentimos bravos ou tristes, irritados ou contemplativos, também podemos sentir vontade, desde sentir que não temos vontade sobre um evento ou ação, até nos sentirmos os únicos responsáveis ​​por uma vontade. Como conceito, como mencionei antes, o livre-arbítrio não faz sentido. O livre-arbítrio sem nenhuma influência determinante é simplesmente aleatório. Eu poderia entrar em um bar e, se não tivesse fatores determinantes para meu comportamento, eu simplesmente faria qualquer coisa que viesse à minha cabeça. Essa aleatoriedade torna meu comportamento completamente sem sentido. Portanto, eu absolutamente preciso de influências determinantes para dar às minhas decisões qualquer tipo de significado. Eu precisaria ser determinado pelo meu conhecimento das regras sociais, para não tirar minhas roupas e correr nu pelo bar. Eu precisaria dos meus comportamentos aprendidos que se enraizaram em mim, para me influenciarem a não dar um soco na cara da pessoa mais próxima. Eu usaria a influencia dos meus genes, minha criação e minha socialização aprendida, para pagar uma bebida para meu companheiro no bar. É isso que torna o comportamento significativo.

Ter livre-arbítrio libertário completo, em seu sentido extremo, não ajuda em nada. Não ajuda em nada porque somos um animal social que depende da reciprocidade de comportamento. Se eu coçar suas costas, há uma boa chance de você coçar as minhas. Foi assim que aprendemos a cooperar, e essa é uma boa parte da razão pela qual fomos bem-sucedidos como espécie. Aprendemos a trabalhar juntos em comunidades, aprendemos a cultivar e a nos organizar em grupos especializados, em uma sociedade muito complexa.”

 

Jonathan M. S. Pearce, filósofo, escritor e blogueiro inglês em Livre-arbítrio? Uma investigação sobre se temos livre arbítrio ou se eu necessariamente iria escrever este livro (Free Will? An investigation into whether we have free will or whether I was always going to write this book).

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